Guarda-roupa do mundo agrícola ultrapassa o sertanejo e aposta no grunge

Poucas vertentes da cultura nacional têm visual tão definido quanto o sertanejo. Mas aquela imagem do peão de cinto, bota e camisa xadrez mudou, seguindo o passo dos sintetizadores, das guitarras e do violão elétrico que substituíram a viola.

Aderindo à versão mais contemporânea do look raiz, os novos peões apostam em referências ao grunge, no xadrez com quadriculados maiores, calças de corte reto e botas de costura fashionista.

É verdade que parte dessa mudança tem a ver com a evolução da música e das tendências, mas é potencializada pela explosão recente da moda "western" nas vitrines e nas passarelas.

Os bolsos gráficos e pontudos das camisas do meio-oeste americano foram revistos no final de 2016 por grifes como a Calvin Klein e a Ralph Lauren. Rapidamente, tomaram o varejo mundial com muito jeans, veludo e cartela de tons terrosos.

Se um dia esse padrão foi considerado jeca, agora, para muitos, é o ápice do fashionismo. A Wrangler, grife simbólica do peão "made in USA", voltou à ribalta na esteira do retorno do jeans e do padrão quadriculado à passarela internacional. Virou febre nos Estados Unidos e fez até parceria com a grife californiana de skate Vans.

O novo sertanejo preserva elementos do look antigo, porém, prefere o chapéu de feltro com aba larga preenchida por aplicações de bordados discretos, alinhados às tendências do hemisfério Norte.

Sem rodeio
Como ser moderno sem descaracterizar o estilo 'country'

Sombreiro fino
Estão na moda chapéus de feltro de lã com copas altas e abas grandes. Os adereços são de fitas "biplay", um tipo de gorgorão fino, e fitas de couro com detalhes de metal e penas coloridas. Esse material, geralmente tingido de preto, café e marfim, permite que as abas sejam moldadas. Os modelos da Pralana abastecem o armário de duplas como Fernando e Sorocaba.

pralana.com.br

Bota dentro
Ainda que o tênis tente tirar sua majestade, botas são a base do guarda-roupa de caubóis. Para usá-las sem medo, opte por camisa e calça sóbrias, realçando o trabalho de costura e relevo dos sapatos. A bota tipo texana tem salto e detalhes minuciosos que servem para ocasiões especiais. A paulista Vimar Boots é uma das que investe pesado em desenhos.

vitrinecountry.com.br

Trama robusta
Vale qualquer calça jeans de corte reto ou 'skinny' -deixe de lado o 'super skinny', que prende a panturrilha. Se a ideia é se caracterizar, um jeans Wrangler de pegada vintage embala a ideia com alguma informação de moda. Tente combinar a parte escura de baixo com a de cima, e se o jeans for claro, invista em camisas com a mesma luz, para evitar cortes na silhueta.

dafiti.com.br

Peão grunge
O verniz roqueiro dos músicos da elite sertaneja rejuvenesceu o xadrez de sempre. A inspiração grunge, com quadriculados maiores sobre fundo preto, são opções mais modernas que os quadriculados menores com fundo branco. Dá até para investir em peça flanelada, tipo a dos anos 1990 e a dos punks dos 1970, como esta da Renner, com barra desfiada.

lojasrenner.com.br

Publicidade
Publicidade