Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2012 - 07h39

ONU prevê colapso com crescimento da população mundial

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
JOCIMARA RODRIGUES
DO BANCO DE DADOS

Folha, 30.abr.1992 - Estudo divulgado ontem pela ONU estima o crescimento de 81 milhões de pessoas por década no meio urbano, número dez vezes maior do que a população de cidades como Paris ou Moscou.

Os dados fazem parte do relatório "Estado da População Mundial - 1992", elaborado pelo Fundo de População da ONU. É com base nesse estudo que a organização prevê o colapso nas cidades caso não haja investimento no combate à pobreza, no desenvolvimento social e econômico, proteção do meio ambiente, além de instituir um controle populacional eficiente e a distribuição equitativa da população atual pelo globo.

As cidades são um grande problema, segundo o relatório, já que a produção de alimentos nos meios urbanos é praticamente zero. Além disso, os centros urbanos são os maiores consumidores de energia e matérias-primas e maiores geradores de resíduos, contaminadores da água e do ar.

O texto da ONU também alerta para outros perigos que se assemelham ao temor descrito nas teorias populacionais de Tomas Malthus, como a crença de que a aceleração do crescimento da população humana está unida a grande extensão da pobreza e das privações.

Adotando também o discurso ambientalista, o relatório afirma que a expansão do consumo humano de recursos naturais a um ritmo até agora desconhecido pode levar o planeta a uma catástrofe ecológica.

*

MUNDO

O subsecretário da Cultura de Portugal, Sousa Lara, vetou a participação do romance "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago, no Prêmio Literário Europeu.

Sousa Lara justificou o veto dizendo que o romance "não representa Portugal" e negou ter sido influenciado por fatores políticos ou religiosos.

Saramago, que é comunista e ateu, acredita que ser impedido de concorrer ao prêmio é a representação da volta da censura a Portugal. Segundo ele, desde o golpe militar de 1974, conhecida como a Revolução dos Cravos, não havia registro de cerceamento desta proporção.

"Trata-se das duas, uma: ou de uma irresponsabilidade política sem limites, ou da manifestação de um espírito inquisitorial e persecutório que lembra o Santo Ofício", disse Saramago à Folha, especulando sobre as motivações que levaram a vetar seu livro no concurso.

*

BRASIL

O alto custo de medicamentos importados e indispensáveis está levando o ministro da Saúde, Adib Jatene, a propor à OMS (Organização Mundial da Saúde) a criação de um fundo para tornar medicamentos e tecnologia instrumental acessíveis aos países em desenvolvimento.

A proposta deve ser feita durante a Reunial Anual da OMS, marcada para a próxima segunda-feira, dia 4 de maio. A intenção de Jatene é criar um "fundo para adequar os preços à situação de cada país".

De acordo com o ministro, remédios importados são vendidos no Brasil pelo mesmo preço com que são comercializados em seu país de produção.

*

CULTURA

Divulgação
"Carmen", de 1966, do artista russo-francês Marc Chagall e que entra em exposição no Masp, em São Paulo
"Carmen", de 1966, do artista russo-francês Marc Chagall e que entra em exposição no Masp, em São Paulo

A obra gráfica do pintor russo, naturalizado francês, Marc Chagall (1887-1985) vai invadir São Paulo. Mais precisamente o Masp, na avenida Paulista.

A exposição "Universo de Chagall" reúne mais de 400 peças, entre gravuras, cartazes, livros, fotos e objetos pessoais, ao custo de US$ 150 mil pagos pelo Banco Francês e Brasileiro, e será inaugrada no próximo dia 5 de maio.

Dentro da arte moderna, Chagall foi um artista único, fascinado por seus amantes voadores, animais e situações oníricas.

A mostra cobre as principais fases do pintor. Entre os trabalhos selecionados estão suas três mais conhecidas séries de gravuras, encomendadas pelo marchand Ambrose Vollard nos anos 20 e 30. São ilustrações para "Almas Mortas", de Gogol, as "Fábulas", de La Fontaine, e 105 gravuras dedicadas à "Bíblia".

*

ESPORTE

Na expectativa de ganhar um carro, 35 pessoas aceitaram o desafio de rebater cinco saques dos dois melhores jogadores de tênis de mesa do Brasil, Cláudio Kano e Hugo Hoyama. Além de enfrentar os atletas, os desafiantes tiveram de suportar o calor de 32ºC que fazia ontem na Cinelândia, no centro do Rio.

O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para divulgar o 6º Mundialito, iniciado ontem à noite no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O torneio é preparatório para a Olímpiada de Barcelona.

O prêmio principal de desafio, um carro Gol 0 km, ficou com o Banco do Brasil, pois nenhum desafiante conseguiu rebater os cinco saques dos atletas. Quem mais se aproximou da façanha foi o estudante de Direito Marco Aurélio Alvan, que rebateu só o primeiro saque de Kano.

Luciana Whitaker - 29.abr.1992/Folhapress
Tênis de mesa na Cinelândia, no Rio
Evento da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa na Cinelândia, no Rio, para divulgar o 6º Mundialito

*

FRASE

"A cura virá mais rápido do que esperamos e talvez tenhamos a vacina em cinco anos."

HERBERT DE SOUZA, O "BETINHO",
sociólogo, da Associação Interdisciplinar de Aids (Abis), portador do vírus da Aids devido a transfusões de sangue, afirmando que a vacina contra a doença deverá ser aprovada para a utilização em pouco tempo

*

Leia mais no Acervo Folha

Para a fabricação de uma tonelada de papel são necessárias 17 árvores, mas com 40 kg de papel evita-se o corte de uma árvore. Ainda, se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar a cada mês, será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol! As informações são do grupo ambientalista Greenpeace.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página