Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2012 - 07h22

HÁ 20 ANOS: Bairro-sede da Eco-92 é marcado por devastação

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
DO BANCO DE DADOS

Folha - 11.mai.1992 - Aterros ilegais, lagoas ameaçadas por esgotos, ocupações irregulares de áreas de restinga, dunas sacrificadas para a extração de areia e morros ameaçados pela retirada de saibro. Por incrível que pareça, esse é o retrato da Baixada de Jacarepaguá (zona oeste do Rio), bairro-sede da Eco-92, onde fica o Riocentro.

Para o terror dos ambientalistas, nos últimos 25 anos, a região sofreu um processo intensivo de ocupação, que gerou a destruição de parte da vegetação de restinga e até mesmo das cercas que protegiam áreas da Reserva Biológica de Marapendi.

A praia da Barra da Tijuca não escapou da poluição. O canal de Marapendi costuma levar para o mar o esgoto despejado por condomínios e ocupações irregulares.

As três grandes lagoas da região --Tijuca, Marapendi e Jacarepaguá-- são as maiores vítimas da urbanização da área. Entre 1970 e 1980, a população da Baixada de Jacarepaguá (incluindo a Barra da Tijuca) cresceu 52,4%. Em 1990, segundo a Light, concessionária de energia do Rio, a população no local era de 607 mil pessoas e o esgoto produzido por esse contingente é, muitas vezes, despejado em rios e córregos que deságuam nas lagoas.

A retirada de areia para aterros é outro problema enfrentado pelas lagoas. De acordo com a Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), essa retiradas aumentam sua profundidade, em geral rasas, o que afeta a temperatura da água e, consequentemente, seu equilíbrio biológico.

A areia também é extraída da superfície. Entre a avenida das Américas e a lagoa de Marapendi, uma área de dunas foi quase toda destruída. Além da areia, as construções utilizam também saibro (mistura de argila e areia grossa), extração hoje proibida, mas que foi, e ainda é, retirado do morro do Cantagalo.

Frederico Rozário - 7.mai.1992/Folhapress
Agressão ao meio ambiente; dunas sendo removidas na Barra da Tijuca, no Rio
Dunas sendo removidas na Barra da Tijuca, no Rio; bairro que vai abrigar conferência sobre meio ambiente

*

BRASIL

Nas eleições para prefeito e vereador do próximo dia 3 de outubro, o candidato no Estado de São Paulo que tiver seu nome na "lista de devedores" do BC (Banco Central) será proibido de disputar a vaga.

O procurador regional eleitoral, Antonio Carlos Mendes, vai pedir a relação do BC para conferir com os nomes dos candidatos nas próximas eleições em todo o Estado. Mendes representa o Ministério Público Federal no processo das eleições.

A lista servirá como referência, pois nela constam os nomes dos grandes devedores que tenham sido objeto de processo de liquidação judicial ou extrajudicial.

O cerco a candidatos inclui também outra série de "atestados" de bons antecedentes, como os fornecidos pelos tribunais de contas, para aqueles que trabalharam ou trabalham em governos federais, estaduais ou municipais.

Cerca de 72 mil candidatos a vereadores devem disputar 6.000 vagas na próxima eleição em São Paulo. A corrida para as 625 prefeituras paulistas vai envolver cerca de 3.500 pretendentes, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

*

MUNDO

Ao fim de três meses de campanha eleitoral, pelo menos 60 pessoas morreram devido à violência registrada nas Filipinas. Apenas no último fim de semana, 21 pessoas foram mortas, 17 delas eram policiais que caíram em uma emboscada de rebeldes comunistas.

Mesmo diante da violência, a comissão eleitoral filipina previa para hoje uma votação tranquila e o comparecimento de 80% dos 32 milhões de eleitores.

As mulheres dominam as eleições gerais de hoje, em que a presidente Corazón Aquino, no poder desde 1986, será substituída. A primeira colocada nas pesquisas é Miriam Defensor Santiago, ex-ministra da Reforma Agrária, que deixou o governo, criou o Partido Popular da Reforma e levanta bandeira com um discurso anticorrupção.

Embora com poucas chances, outra mulher que está na disputa é Imelda, viúva do ditador Ferdinand Marcos, que governou o país durante 21 anos. Completam a lista de presidenciáveis Fidel Ramos, Ramon Mitra e Eduardo Cojuangco.

*

ESPORTE

Mário Fontes - 6.mai.1992/Folhapress
Os fundadores da Bravo; à frente, o velejador Klaus Peters, um dos idealizadores da participação do Brasil na Withbread
Os fundadores da Bravo; à frente, o velejador Klaus Peters, um dos idealizadores da participação do Brasil na Withbread

O Brasil vai participar pela primeira vez da Whtibread Round, a regata de volta ao mundo mais importante da atualidade.

Com saída marcada para setembro de 1993, ela é considerada a competição mais rígida e perigosa de vela transoceânica. Com duração de nove meses, os participantes vão percorrer 33 mil milhas náuticas, o que equivale a 61.116 mil quilômetros.

A prova consiste em seis etapas. A largada acontece na Inglaterra e seguem até o Uruguai. Passam ainda pela Austrália, pela Nova Zelândia, depois retornam ao Uruguai e, por fim, seguem para o Estado da Flórida, nos EUA.

O barco brasileiro está sendo construído na Inglaterra. Para disputar a regata um grupo de velejadores --Klaus "Cacau" Peters, Mário Buckup, Mário Lenzi, João Carlos "Joca" Sant' Anna, Luiz Roberto Arruda Sampaio e Manfred Peters-- fundou no ano passado a Bravo (Brasil Veleiros Offshore), que organizou a participação brasileira no evento.

*

COTIDIANO

Um grupo de arqueólogas encontrou em Caçapava (SP) duas áreas onde estavam soterradas peças e vestígios de construções do final do século 19 e início do século 20. O material foi localizado durante levantamento arqueológico da área que será desapropriada para a construção da rodovia Carvalho Pinto.

As peças resgatadas são do período em que o cultivo do café era a principal atividade econômica do Vale do Paraíba. Os sítios arqueológicos estão situados em Piedade, distrito de Caçapava, e que serão cortados pela estrada, que vai ligar Guararema a Pindamonhangaba.

Pelo material que foi encontrado, conclui-se que o local abrigou fazendas do período cafeeiro, do tempo do Brasil Império. De acordo com a arqueóloga Solange Calderalli, mais tarde essas fazendas se desmembraram e formaram vários focos de ocupação rural. Entre os objetos encontrados estão moedas, frascos de perfume, porcelana e fragmentos de vasilhas de cerâmica. Todos serão estudados e depois serão guardados nos museus de Jacareí e Taubaté.

*

FRASE

"Seria muito estranho se o Collor ganhasse a eleição e chamasse o Mercadante para o Ministério da Economia; ou se o Lula chamasse o Roberto Campos."

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
deputado federal pelo PFL-BA e líder do bloco governista na Câmara. Filho do governador da Bahia, ACM, ele defende a troca de votos por cargo e quer que parlamentares e governadores que apoiam Collor sejam ouvidos na divisão de verbas

*

Leia mais no Acervo Folha

Às vésperas da Olimpíada de Barcelona, na Espanha, o representante do COI (Comitê Olímpico Internacional) na Eco-92, o etíope Frekrou Kidane, afirmou durante o evento que o comitê vai exigir que as cidades que se candidatem a sedes de jogos olímpicos sejam "ecologicamente corretas".

De acordo com Kidane, será imposto uma série de condições de preservação ambiental para que as cidades possam receber toda a estrutura exigida pela competição, que reúne milhares de pessoas de todo o mundo. "As associações esportivas têm obrigação de apoiar todas as iniciativas ecológicas", disse o etíope.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página