Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2012 - 07h22

HÁ 20 ANOS: Riocentro se transforma em território das Nações Unidas

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
DO BANCO DE DADOS

Folha, 22.mai.1992 - A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de maio, o Riocentro, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), irá se transformar em território da ONU (Organização das Nações Unidas), quando cerca de 500 funcionários do órgão, de diversas nacionalidades, passarão a responder pela administração da sede da conferência.

Todos os três pavilhões que vão sediar o evento deixam temporariamente de ser território brasileiro até o dia 14 de junho, data marcada para o fim do encontro. Até lá o Riocentro passa a ser território neutro, como é a sede da ONU em Nova York, nos EUA.

Leia mais no Especial Rio+20

As línguas oficiais no local passam a ser inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês. Mas os serviços de tradução simultânea oferecerão também versões em português e chinês.

As obras da sede da Eco-92 já estão terminadas, falta apenas concluir os sistemas de som e elétrico, o que pode atrasar em mais alguns dias a entrega do local.

No Pavilhão de Exposições, os escritórios das delegações participantes estão prontos e cada uma terá um espaço de 12 metros quadrados, com linhas para telefone, fax e telex.

A previsão é de que 10 mil pessoas, entre chefes de Estado e de governo, delegados, jornalistas e membros de ONGs (Organização Não Governamental) passem pelo Riocentro.

*

BRASIL

A prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PT), sancionou ontem lei que proíbe a produção e a venda de emblemas nazistas na cidade. A lei nº 11.213/92 foi proposta pelo vereador Walter Feldman (PSDB) e, de acordo com texto publicado no "Diário Oficial" do município, os infratores estão sujeitos a cassação da licença de funcionamento, apreensão do material e multa.

De acordo com a lei, a veiculação da cruz suástica ou gamada fica proibida também em jornais e revistas. Para o advogado Anésio de Lara Campos Filho, irmão por parte de mãe do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e que fez do nacional-socialismo sua profissão de fé, a prefeita deveria banir, por decreto, a foice e o martelo - antigos ícones da ex-URSS.

Ele diz que já moveu ação pelo fechamento do PT (Partido dos Trabalhadores) e, agora, quer lutar pela não banimento da suástica. "A decisão da prefeita feri a liberdade de expressão", afirma.

Pisco Del Gaiso - 21.mai.1992/Folhapress
Campos Filho, presidente da Ação Integralista Brasileira, posa com o emblema proibido
O advogado Anésio de Lara Campos Filho, que preside a Ação Integralista Brasileira, posa com emblema proibido

*

MUNDO

Os tribunais da província chinesa de Guandong (sul do país) condenaram em um único dia 304 pessoas acusadas de crimes comuns e 25 delas foram executadas imediatamente. A informação foi publicada ontem pelo diário "Yangcheng Evening News", da Província de Cantão, na China.

De acordo com o jornal, as condenações foram decididas no quadro de uma campanha das autoridades de Guandong contra os chamados "sete males" --crime organizado, prostituição, pornografia, tráfico de drogas, jogo ilegal, rapto de mulheres e crianças e exploração de superstições.

Os julgamentos ocorreram em distritos de Cantão e em 15 outras cidades da província. Das milhares de pessoas presas nos últimos meses, a maioria foi condenada a penas de cinco anos à prisão perpétua. Trinta e três pessoas foram condenadas à morte, sendo 25 executadas no mesmo dia. Um representante da Justiça local disse que a campanha contra "os sete males vai continuar até que a Província esteja livre do vício".

*

AMBIENTE

Sentindo-se pouco representados na Eco-92 e no Fórum Global, os cientistas estão organizando um evento paralelo à conferência e que deve reunir mais de 300 especialistas, entre eles o descobridor do buraco da camada de ozônio, o físico Mário Molina, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

A programação do "Rio Ciência 92" foi anunciada ontem, e os debates contemplam os aspectos científicos, acadêmicos e tecnológicos ligados ao ambiente. Segundo o coordenador-geral do encontro, José Cesário Cecchi, "a solução dos problemas do ambiente está nas instituições que representam a comunidade científica".

O encontro começa na próxima segunda-feira, dia 25, e vai até 12 de junho. Nas três semanas do evento, haverá também reuniões de secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e de entidades filiadas à Abema (Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente).

*

CULTURA

Divulgação
"Cabeça de Criança nas Mãos da Mãe", desenho de Käthe Kollwitz da exposição
"Cabeça de Criança nas Mãos da Mãe", desenho da artista alemã Käthe Kollwitz que está em exposição em Nova York

Conhecida no Brasil e no mundo como a artista que retratou as desgraças da classe operária numa arte militante, incômoda e infeliz, Käthe Kollwitz (1867-1945) era mais que isso. Desde o domingo passado, dia 17 de maio, os norte-americanos podem ver na Galeria Nacional de Arte em Washington um outro lado da artista alemã.

A exposição traz um autorretrato sorridente da artista e obras quase felizes, como a de uma mãe com seu bebê. É uma raridade para uma artista que se retratou em 28 quadros, 27 nos quais com expressão infeliz.

Kollwitz tinha suas razões para não gostar da vida. Ela perdeu o filho na Primeira Guerra e um neto na Segunda. Ela dedicou seu talento ao pacifismo, mas não viu o fim da guerra e morreu em seu refúgio, quando fugia dos nazistas.

Apesar disso, ela foi capaz de ver belezas na vida e retratá-las com a mesma força em preto e branco que tanto impressionou seus contemporâneos. Mas o que realmente impressiona nessa mostra é seu lado "light", quase desconhecido e tão impressionante quanto seu socialismo engajado.

*

NA ONDA DA ECO

A Mercedes-Benz do Brasil divulgou anteontem o balanço de seu "veículo verde", lançado há um ano e que apresentou soluções favoráveis ao ambiente. O desenvolvimento realizado nos motores da marca foi responsável por uma redução de até 35% na emissão de fuligem e de cerca de 3% do consumo de combustível, segundo a empresa.

De acordo com Ferdinand Panik, diretor de desenvolvimento da Mercedes, o balanço foi muito positivo. "Nossos motores deixaram de emitir cerca de 53 mil toneladas de dióxidos de carbono, 12 mil de carbonetos e 30,8 mil de óxido de hidrogêncio no ano passado", afirmou.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que os motores da Mercedes atendem, com "boas margens de folga", os limites de fumaça estabelecidos pelo Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

*

FRASE

"O Pedro é a Miriam Cordeiro do Collor."

PAULO DELGADO
deputado federal pelo PT-SP, comparando o efeito das denúncias do caçula Pedro Collor contra PC Farias e o presidente Fernando Collor com a fase final da campanha presidencial de 1989, quando a ex-namorada do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, Miriam Cordeiro, foi usada contra o petista pela campanha de Collor

*

Leia mais no Acervo Folha

Luiz Carlos Murauskas - 20.mai.1992/Folhapress
Garoto usa máquina automática de Coca-Cola em SP
Garoto usa máquina automática de Coca-Cola em SP

As primeiras máquinas automáticas que vendiam latas de Coca-Cola e de outros refrigerantes --Fanta, guaraná Taí, Sprite-- em São Paulo foram inauguradas no dia 20 de maio de 1992.

Acionadas por fichas de segurança vendidas próximas às máquinas, elas foram importadas dos EUA. No Rio, elas serão lançadas durante a realização da Eco-92, no próximo mês.

Cada máquina custou US$ 3.300, pesa 350 kg e tem capacidade para armazenar 470 latas de refrigerante. As "Cokes Machines" estão espalhadas em 40 países e somente nos EUA existe 1,5 milhão delas.

A primeira máquina é atribuída ao engarrafador George Cobb, que a patenteou em 1910, mas o aparelho apresentava problemas e era antieconômico. O modelo de maior sucesso foi lançado pela Coca-Cola em 1934.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página