Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2012 - 16h16

"Hospitalidade brasileira" deixa secretário-geral da Rio+20 rouco

Publicidade

CLAUDIA ANTUNES
DO RIO

O chinês Sha Zugang, secretário-geral da Rio+20, estava rouco na manhã desta sexta-feira (22), ao participar de uma apresentação sobre a conferência ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e de diretores de agências das Nações Unidas.

"Acho que foi a hospitalidade brasileira", disse Sha, numa referência às festas oferecidas nas duas últimas noites pelo país anfritrião e pelo governo do Estado do Rio -- uma para todas as delegações, na quarta-feira, e outra só para os países africanos, na noite de ontem.

Ao fazer sua avaliação da conferência, Sha repetiu o refrão de que o objetivo era "fazer todo mundo igualmente insatisfeito". "Temos um documento que é o melhor que podíamos ter -- se todos estão igualmente insatisfeitos, todos estão igualmente satisfeitos", disse.

Bem humorado, ele em certo momento esqueceu em que parte estava do texto que tinha preparado para ler. "Falo mal inglês. Não posso falar sem notas", brincou Sha, um diplomata que chefia o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e antes era embaixador da China em Genebra.

Segundo ele, a Rio+20 foi convocada para "renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e isso foi atingido". Ele citou sete decisões da conferência que são novidades em relação aos encontros anteriores da ONU sobre o tema.

A decisão de definir nos próximos dois anos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que em 2015 substituirão os Objetivos do Milênio na área social;

A inclusão da economia verde como "um dos instrumentos" para o desenvolvimento sustentável, sendo a primeira vez que o termo aparece num documento da ONU;

A decisão de criar um Fórum de Alto Nível para debater e coordenar a implementação da economia verde inclusiva, tema da conferência;

O fortalecimento do Pnuma, o programa ambiental da ONU;

A adoção por todos os países do Quadro de Programas de 10 anos para a mudança dos padrões de produção e consumo;

O maior envolvimento do setor privado;

O registro de compromissos voluntários de empresas, países e cidades com o desenvolvimento sustentável.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página