Qual é o impacto de adotar uma dieta vegana para o meio ambiente?

Dados mostram que alimentação reduz mais emissões de carbono do que ter um carro híbrido

Londres | Financial Times

No passado uma minoria satirizada e desdenhada, os veganos hoje se tornaram espécie protegida. Em um email privado no mês passado, William Sitwell, editor da revista gastronômica britânica Waitrose Food, sugeriu que os veganos deveriam ser mortos. Foi demitido. 

O veganismo não se limita a proteger animais contra crueldades: também combate o aquecimento global. Mas em que medida?

Folhas de jambu no mercado Ver-O-Peso, em Belém (PA)
Folhas de jambu no mercado Ver-O-Peso, em Belém (PA) - Folhapress

Nossas escolhas de estilo de vida desempenham papel importante na redução das emissões de carbono.

E algumas delas fazem mais diferença do que outras. Uma população humana menor faria uma grande diferença, embora não fosse essa a ideia que Sitwell estava defendendo em seu email. 

Pessoas emitem muito carbono. Ter um filho a menos, de acordo com um estudo, é a escolha de vida que resulta na maior redução mundial de emissões de carbono (60 toneladas) nos países desenvolvidos.

Haverá quem prefira soluções menos radicais. Eliminar uma viagem de férias transatlântica e escolher um passeio mais próximo reduziria as emissões de carbono em 1,6 tonelada. 

O transporte responde por grande parcela da poluição mundial. Comparado à geração de energia, indústria e até agricultura, ele é uma área na qual as emissões de carbono cresceram nos cinco anos até 2017, de acordo com o organismo consultivo Comitê sobre Mudança Climática do Reino Unido.

Jogar fora o seu carro alimentado por combustível fóssil e comprar um Tesla também ajuda. Um carro eficiente reduz as emissões de carbono em 1,2 tonelada ao ano. 

As pessoas que estão avançando aos poucos para os carros elétricos podem ter optado por um híbrido. 

Mas é nesse ponto que o estilo de vida vegana prova ser vantagem: adotar uma dieta de base vegetal tem impacto maior do que dirigir um carro híbrido, eliminando cerca de 50% a mais de emissões de carbono. 

Tradução de Paulo Migliacci

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.