Com cartazes pró-Bolsonaro, protesto de madeireiros obriga Ibama a fugir de cidade do AM

Órgão já interditou 11 madeireiras na cidade desde a semana passada

Fabiano Maisonnave
Curitiba

Em reação contra uma operação do Ibama, funcionários de madeireiras autuadas por irregularidades ambientais realizaram um protesto em Manacapuru (99 km de Manaus). Por medida de segurança, os fiscais interromperam o trabalho e deixaram a cidade.

Durante a manifestação, alguns carregavam cartazes mencionando o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que tem acusado o Ibama de praticar “ativismo ambiental xiita”.

"O grupo usou fogos de artifício e ameaçou seguir em direção ao hotel onde os agentes ambientais estavam hospedados, mas a equipe já havia deixado o local”, afirmou o Ibama, em nota.

Desde a semana passada, o Ibama interditou 11 madeireiras da cidade, das quais 4 apresentaram a documentação exigida. A operação teve o apoio da Polícia Federal, que prendeu em flagrante um empresário após a fiscalização ter encontrado madeira serrada não declarada no sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

Até esta terça-feira (18), foram lavrados sete autos de infração por descumprimento de notificação, um auto por operar sem licença do órgão ambiental responsável, seis autos por madeira serrada e toras sem autorização e dois autos por lançamento de resíduo sólido a céu aberto, descumprindo licença ambiental.

Segundo o Ibama, madeireiras usam toras extraídas ilegalmente para fabricar pallets, usados principalmente pelas indústrias de bebidas da Zona Franca de Manaus.

Os cerca de 100 metros cúbicos de madeira serrada e 500 metros cúbicos em tora apreendidos deverão ser doados a moradores desabrigados do bairro Educandos, de Manaus. Um incêndio nesta segunda-feira (17) destruiu cerca de 600 casas.

Funcionários do Ibama e do ICMBio têm relatado aumento da hostilidade contra fiscais na Amazônia desde a eleição de Bolsonaro, incluindo carros incendiados, obstrução de vias usadas para fiscalização e ameaça de morte.

O presidente eleito se tornou feroz crítico dos órgãos ambientais depois de ter sido autuado em R$ 10 mil por pescar dentro de uma unidade de conservação, no litoral do Rio de Janeiro. O caso ocorreu em 2012, mas a multa nunca foi paga.

Em entrevista recente à Folha, a presidente do Ibama, Suely Araújo, disse que o discurso de Bolsonaro “é uma apologia à irregularidade, a achar que seguir as normas ambientais é desnecessário, é frescura, é coisa de quem quer atrapalhar o desenvolvimento do país”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.