Ex-ministros pedem a Maia suspensão de projetos prejudiciais ao ambiente

Presidente da Câmara mostrou insatisfação com aprovação na CCJ de projeto que permite exploração agrícola em terra indígena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente entregou nesta quarta-feira (28) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma carta em que pedem a suspensão imediata da tramitação de projetos que possam "agravar a situação ambiental no país". 

O documento é assinado por nove ex-ministros do Meio Ambiente, representantes de entidades ligadas à proteção ambiental e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. 

Área desmatada na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, em Altamira, Para - João Laet/AFP

No texto, eles pedem também que sejam realizadas audiências públicas para a elaboração de um plano emergencial de ações "para o enfrentamento da crise ambiental em curso, com a redução imediata do desmatamento e queimadas e proteção das populações tradicionais". 

 

Os ex-ministros denunciam o desmonte de órgãos ligados à proteção ambiental. "Esses fatos, senhor Presidente, exigem de nossas instituições respostas à altura. O Parlamento brasileiro tem o dever histórico de atuar como moderador e oferecer um canal de diálogo com a sociedade, única forma de reverter essa assustadora realidade", dizem. 

"Que se faça uma moratória de projetos que são antiambientais para que dê uma sinalização forte para dentro e para fora de que não estamos dando sinal trocado", afirmou a ex-ministra Marina Silva (governo Lula). 

Ao grupo, Maia disse que o discurso do presidente Jair Bolsonaro sobre as questões ambientais não sinalizam o que na prática está sendo feito pelo governo. E afirmou que a "a palavra do presidente da República tem muita força e precisa ser colocada sempre com muito cuidado". 

Ele também mostrou insatisfação com a aprovação da proposta de emenda constitucional votada nesta terça-feira (27), que permite a exploração agropecuária de terras indígenas. "Eu avisei na semana passada que não era nem o momento de ser aprovada na CCJ", afirmou. 

Maia já havia sinalizado que não instalaria a comissão especial para análise do texto. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.