Governadores da região amazônica pedem reunião de urgência com Bolsonaro

Lideranças solicitam apoio material e aumento de fiscalização para combater queimadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os nove governadores da região amazônica (todos os do Norte mais Mato Grosso e Maranhão) pediram ao presidente Jair Bolsonaro uma reunião de urgência para tratar das queimadas na área de floresta.Em carta elaborada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, eles pedem apoio material e o aumento da fiscalização de atividades ilegais na região.

Os governadores requisitam ainda "providências imediatas para viabilizar a cooperação" dos estados com o governo federal. 

O documento é datado de sexta (23) e foi divulgado neste sábado (24). Sua divulgação ocorre no mesmo dia em que o ministro do meio ambiente cobrou a colaboração dos estados na região para frear os incêndios.

"A proporção das queimadas, a velocidade de alastramento do fogo, a dificuldade de acesso às áreas atingidas, bem como a insuficiência de meios —financeiros, humanos e materiais— para combater o fogo, potencializam o tamanho da destruição e a gravidade do problema", dizem as lideranças na carta.

A coluna Painel da Folha revelou que governadores envolvidos na crise dos incêndios no país avaliam que o presidente subestimou o problema e e ampliou o desgaste do Brasil com sua retórica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.