Fogo fecha parque para turistas na Chapada dos Guimarães em MT

Governo estadual decretou nesta terça situação de emergência devido à alta dos incêndios florestais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliana Arini
Cuiabá

Com novos focos de incêndio, todos os atrativos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foram fechados na segunda-feira (9) para garantir a segurança dos visitantes.

Nesta terça-feira (10), o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), decretou situação de emergência no estado devido ao aumento nos incêndios florestais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O decreto possibilita o governo estadual a comprar equipamentos, adquirir bens sem licitação e suspender contratos administrativos.

O primeiro incêndio que ameaçava o parque foi combatido dia 29 de julho, mas novos focos voltaram a afetar o local no domingo (8). As chamas descontroladas atingiram animais e provocaram engarrafamento na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) que liga a região à capital mato-grossense.

No primeiro incêndio, as chamas alcançaram 13% da vegetação. Ainda não há estimativa de o quanto foi atingido pelos novos focos. “Por motivos de segurança dos visitantes, a gestão do parque decidiu fechar todos os atrativos”, segundo resposta da assessoria do Ministério do Meio Ambiente.

Os comerciantes de Chapada dos Guimarães reclamam que os incêndios que afetam o estado desde julho afastaram os turistas. “No ano passado não vimos fogo, o governo fez medidas de contenção (aceiro) na rodovia. O tempo ajudou também, choveu mais. Este ano nem fez frio, só calor e fogo. Agora é rezar para não chegar aqui, porque não podemos ter medo e deixar o nosso lugar”, afirma Romies Rodrigues, proprietário do Balneário Vale Verde, no rio Paciência, vizinho à região atingida pelo fogo no domingo.

Duas aeronaves sobrevoaram o parque durante toda terça-feira (9). Os aviões atuam como apoio aos 24 homens combatem diversos incêndios na região. O grupo aguarda que mais duas aeronaves vindas de Rondônia.

A brigada que trabalha no combate as queimadas é composta por 24 combatentes com apoio de seis homens do Corpo de Bombeiros estadual e 15 do PrevFogo, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

Desde o início do período proibitivo das queimadas, com início em 15 de julho e estendido para o final de setembro, é o quinto incêndio a ameaçar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Anteriormente, a atração turística Cidade de Pedra chegou a ficar fechada por conta de um incêndio que durou cerca de dez dias

Segundo informações da assessoria do Ministério do Meio Ambiente, o fogo na unidade de conservação teve início por meio de “ignição proposital”, na região do Portão do Inferno, um paredão de arenito usado como mirante para os turistas.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), houve um aumento dos focos de queimadas no município de Chapada. Mato Grosso já acumula 13.600 focos de calor e foi o estado líder em queimadas neste ano.

A assessoria do governo de Mato Grosso afirma que uma região de 29.528,34 hectares foi autuada por conta de incêndios criminosos. Seis pessoas foram multadas durante a fiscalização em 31 regiões, com apreensão de 15 tratores e 13 motosserras.

Nos últimos cinco dias, dados do Inpe revelam que a umidade relativa do ar variou no estado entre 7% e 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para valores entre 30 e 40% uma região já fica em estado de observação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.