Salles cancela ida a evento em NY e seu representante expulsa repórter da Folha

Secretário de relações internacionais do ministério pediu que jornalista fosse retirada da sessão

Eliane Trindade
Nova York

O ministro do Ambiente, Ricardo Salles, não compareceu à sessão da Cúpula do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial em Nova York, nesta terça-feira (24). Ele faria os comentários iniciais do painel intitulado "Financiando Ações Ambientais com Créditos de Carbono". 

Prevista para as 13h15, a sessão teve início com dez minutos de atraso, quando a plateia foi informada de que o ministro brasileiro fora convocado pelo presidente Jair Bolsonaro para um outro compromisso. 

Salles enviou como representante no evento Roberto Castello Branco, secretário de relações internacionais do ministério do Meio Ambiente.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em setembro de 2019
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em setembro de 2019 - REUTERS

Ao ser indagado pela Folha sobre qual seria a justificativa para a ausência de Salles, o secretário disse que "a agenda do ministro é privada e ele não tem que justificar nada". O secretário pediu que a jornalista fosse retirada da sessão, que segue o protocolo Chatham House, em que as falas dos participantes não podem ser identificadas, não sendo permitida a cobertura da imprensa.

A jornalista da Folha estava inscrita na sessão, não quebrou as regras, que dizem respeito apenas ao conteúdo discutido, e deixou a sala em respeito aos demais inscritos para evitar constrangimento maior.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.