Mudança climática coloca em risco sítios históricos na Escócia

As ilhas Orkney, na costa norte escocesa, abrigam mais de 3.000 sítios históricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Orkney (Escócia) | Reuters

Estruturas britânicas antigas, mais velhas que as pirâmides, estão ameaçadas pela mudança climática, alertaram especialistas. Tesouros arqueológicos da Escócia estão em perigo por causa do aumento do nível do mar, das chuvas mais fortes e de eventos climáticos severos.

As ilhas Orkney, na costa norte escocesa, abrigam mais de 3.000 sítios históricos. Há evidências de habitação humana no local há cerca de 8.500 anos, e alguns edifícios datam da Idade do Ferro, da era Viking e de tempos medievais.

Mas cerca de mil sítios estão situados na costa. Um deles é a estrutura de pedra South Howe Broch, da Idade do Ferro, na ilha de Rousay. O mar já tomou grande parte de sua área oeste, e, agora, sua parede está caindo na água. 

Julie Gibson, professora da Universidade das Terras Altas e Ilhas, diz que ela inteira acabará desaparecendo. "O que descobrimos nos últimos anos é que neste trecho da costa, todos os campos arqueológicos estão a ao menos 100 metros do limite do mar", afirma. "E, quando a água tira essa nossa herança, está levando tudo o que temos." 

O sítio Skara Brae, nas ilhas Orkney, que está ameaçado - George Sargent/Reuters

A algumas centenas de metros ao norte, está o Midhowe Broch. Trata-se de um edifício da Idade do Ferro bem preservado, por causa de um paredão construído na década de 1930. Um tanque de água alimentado por uma nascente, lareira e divisões de cômodos ainda estão visíveis. Mas mesmo essa estrutura está em perigo.

Uma avaliação de risco climático dos sítios neolíticos de Orkney, feita pelo órgão público de conservação Historic Environment Scotland (HES) em julho, descreveu o impacto potencial da mudança climática nos locais como extremo e sua vulnerabilidade como alta. 

De acordo com o HES, a precipitação média aumentou 27% na Escócia desde o início dos anos 1960. No mesmo período, a precipitação do inverno aumentou mais de 70% em partes do norte.

Um clima mais úmido significa que os edifícios ficam mais úmidos por mais tempo, o que faz com que a água tenha maior probabilidade de penetrar na alvenaria e deteriorá-la. Isso também leva à corrosão de partes metálicas dos edifícios e à instabilidade do solo, podendo provocar colapso estrutural.

O nível do mar ainda está subindo e a erosão das praias é um problema crescente. Desde 1970, algumas praias de Orkney se estreitam em média 40 cm por ano. O aumento da tempestades também ameaça danificar os locais históricos de Orkney, afirma o HES. 

O sítio mais famoso da região é Skara Brae, um assentamento neolítico ocupado entre 3100 e 2500 a.C., com uma rede de edifícios de pedra. Quando habitado, ficava a cerca de um quilômetro do mar, com um lago de água doce e dunas de areia no meio. Agora, fica apenas a alguns metros do Atlântico Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.