Com bebida e pet, fotos de Nelsinho Piquet sugerem infrações ambientais nos Lençóis Maranhenses

Assessoria do piloto diz que não houve consumo de álcool no local e que ele tem ótima relação com autoridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

"Nunca vi o Bob tão feliz de poder correr sem parar! Ele vai ficar deprê quando chegar em SP, tadinho! Será que deixo ele morando na casa daqui?"

O contente Bob é o cãozinho que aparece nas redes sociais de Nelson Piquet Jr., acariciado pela namorada modelo do piloto na foto compartilhada no Instagram dele. Localização marcada: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

A imagem é uma das várias divulgadas por Nelsinho, como é conhecido o filho automobilista do tricampeão mundial de Fórmula Um, que sugerem infração ambiental. 

Um helicóptero pousando nas dunas locais, a marca de bebida alcoólica do piloto usando as águas locais de cenário (uma boia no formato de unicórnio como pano de fundo), bugres passeando livremente por ali. 

O piloto Nelsinho Piquet
O piloto Nelsinho Piquet - Greg Salibian/Folhapress

Tudo isso faz parte do pacote oferecido por Nelsinho a seus seguidores, por meio de seu perfil oficial e também os da Casa Lençóis (sua residência num condomínio vizinho ao parque) e da Drink B, a aguardente que ele lançou em 2019 com a seguinte proposta: "Pegue a melhor cachaça mineira de alambique, temperada a três graus. Misture com pitadas de mel e limão. Adicione boa música e sensualidade. Sirva a gosto". 

Servir-se a gosto desta unidade de conservação administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é do que o piloto vem sendo acusado após postar as imagens na região. Muitas delas vêm com a georreferência do parque nas grafias em português e inglês ("National Park Lençois Maranhenses").

As normas para visitação do parque são claras, e fotos como a de cinco mulheres brindando no Réveillon em taças com o logotipo da Drink B as desrespeitam.

Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses
Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses - Reprodução

O turismo ecológico é permitido, mas uma portaria de 2017 do ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente, regulamenta como ele deve ser feito. Entre os vetos: "Venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas", "trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre", "entrada de animais domésticos" e "entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys". 

Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses
Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses - Reprodução

Há retratos que sumiram das redes sociais após internautas questionarem o uso do espaço. Caso da foto com a boia de unicórnio e duas garrafas da cachaça de Nelsinho, vendida pela internet por cerca de R$ 60. 

"Never would have thought that I'd have this as the backyard of my house #blessed" (nunca imaginei que um dia teria esse lugar maravilhoso no quintal de casa #abençoado). Eis a legenda de outro post de Nelsinho.

A assessoria de imprensa do piloto diz que desde o início de 2019 ele é proprietário de um lote em condomínio em Santo Amaro (MA), município colado à unidade de conservação.

"Como todos os condôminos do local, ele e seus vizinhos são associados à entidade Amigos do Parque e têm autorizações válidas para uso de veículos no Parque Nacional —salvo no quadrilátero chamado 'Zona Proibida', na área central do Parque."

As autorizações seriam emitidas pela Prefeitura de Santo Amaro "e válidas para os UTVs e carro de Nelson Piquet Jr., bem como para o helicóptero de seu amigo que aparece nas imagens em questão", segundo a nota.

Uma lei municipal determina que veículos aquáticos e terrestres podem ser utilizados na chamada zona de amortecimento do parque, área que circunda unidades de conservação e tem como objetivo filtrar os impactos ambientais no local. Ela credencia apenas moradores locais e prestadores de serviço turístico.

A reportagem pediu que o automobilista enviasse a autorização atualizada que ele diz possuir, mas não foi atendida. A prefeitura santo-amarense também foi contatada, sem retorno. 

O ICMBio não soube dizer quantos funcionários atuam na fiscalização desse quinhão ambiental sob sua guarda. Seus agentes têm poder de polícia administrativa, ou seja, podem só registrar eventuais infrações.
 
Abre-se então um processo administrativo e, se provada a transgressão na segunda instância, há uma multa cujo valor o órgão não especifica. Em 2019, decreto do governo Jair Bolsonaro abriu margem para trocar a sanção financeira por uma conciliação com o poder público.

Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses
Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses - Reproduçao

A assessoria do automobilista afirma que ele "tem ótima relação com as autoridades ambientais de Santo Amaro e com o estafe do Parque Nacional, com quem mantém contato permanente desde 2019, quando se ofereceu para auxiliar na limpeza do derramamento de óleo que atingiu a costa nordestina". 

Afirma ainda que que não houve consumo de álcool nas dependências do parque. Há seis meses teria ocorrido uma sessão de fotos e vídeos promocionais da Drink B. "As garrafas voltaram lacradas do mesmo jeito que saíram de São Luís [capital do estado]."

As fotos em suas redes teriam sido tiradas numa área "visualmente bastante similar ao cenário" sob proteção federal, mas não seriam lá, diz a nota. 

Mais questionamentos feitos pela Folha sem resposta: por que apagar fotos depois de indagado sobre as normas de visitação do parque e onde foi tirado um retrato postado no @CasaLençois, perfil dedicado à residência de Nelsinho.

Na imagem publicada no começo do ano, uma turma posa com três bugres —e o mar é nítido nesse caso. A praia de lá fica distante do condomínio de Nelsinho, ou seja, em tese não seriam fotografias tiradas fora do limite do parque.

Ela vem com a legenda: "Desejos para 2020 - amigos para compartilharmos os melhores momentos!". 

Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses
Perfis associados ao piloto Nelsinho Piquet sugerem infrações no Parque Nacional Lençóis Maranhenses - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.