TV alemã exibiu elefantes ao falar sobre Amazônia

Emissora retirou o material do ar ao perceber o erro, mas imagem viralizou nas redes sociais entre brasileiros agora que incêndios voltaram a ser assunto na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É verdadeira a publicação que mostra uma televisão transmitindo reportagem da emissora alemã N-TV sobre as queimadas na Amazônia. Na matéria, é exibida uma imagem de elefantes em um rio com as legendas ‘Feuerkatastrophe im Amazonas’ (catástrofe do fogo no Amazonas) e ‘Sorge um bedrohte Tierarten’ (preocupação com espécies ameaçadas de extinção). A publicação, que circulou em diversas contas em redes sociais, acrescenta a legenda: "TV Alemã mostrando os animais fugindo do incêndio na Amazônia. É pra rir ou não?".

A emissora N-TV, que costuma cobrir o impacto dos incêndios na Amazônia, confirmou ao Comprova por e-mail que realmente utilizou a imagem dos elefantes na reportagem sobre as queimadas, mas que, ao perceber o erro –já que não há elefantes na fauna brasileira–, retirou o material do ar. Por isso, não é mais possível encontrá-la no site da TV. A fotografia dos elefantes exibida foi tirada pela fotógrafa Charmaine Noronha, da agência Associated Press, em Botsuana, na África, em 2013.

Foto de televisão que mostra a imagem da apresentadora com imagem de elefantes ao fundo
Imagem da TV alemã que viralizou nas redes sociais brasileiras - No Instagram

A reportagem alemã foi veiculada em agosto de 2019, quando as queimadas na Amazônia brasileira estavam em evidência ao redor do mundo. A imagem começou a circular com tom de sátira já no mês seguinte, no Reddit e também no site Meme, mas só apareceu em publicações brasileiras em setembro deste ano –quando incêndios voltaram a ser assunto. O primeiro registro encontrado pelo Comprova em português é de 6 de setembro deste ano.

Verificação

Em sua terceira fase, o Comprova verifica postagens suspeitas que tenham viralizado nas redes sociais e que tratam das políticas públicas do governo federal ou da pandemia da Covid-19. Questões relativas à Amazônia estão no centro do debate político e são constantemente objeto de desinformação.

O post verificado foi publicado pelo perfil @direitadaopressao e teve 9,8 mil curtidas no Instagram. No Facebook, foi compartilhado por vários perfis pessoais e em um deles teve 1,1 mil compartilhamentos.

Comprovado, para o Comprova, é o evento confirmado ou o conteúdo original publicado sem edição.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão, Correio e Piauí e publicada na quinta-feira (17) pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 28 veículos na checagem de conteúdos sobre coronavírus e políticas públicas. Foi verificada por Folha, UOL, GZH, Jornal do Commercio e SBT.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.