Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Novo ministro do Meio Ambiente cancela primeira reunião com Mourão

Leite alia área do agronegócio com questão ambiental, diz vice sobre sucessor de Salles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Pereira Leite, cancelou um encontro que teria com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) na manhã desta sexta-feira (25). Seria a primeira reunião entre os dois após a queda de Ricardo Salles, que pediu demissão na quarta-feira (23).

Mourão comanda o Conselho da Amazônia, órgão responsável por coordenar o combate a ilícitos ambientais no bioma. Ele teve um histórico de desentendimentos com Salles e chegou a afirmar que o então ministro havia demonstrado falta de educação ao faltar a uma reunião do conselho.

Sobre o desencontro desta sexta, porém, Mourão não manifestou contrariedade. Afirmou que o novo ministro tem capacidade de equilibrar a pauta do agronegócio com proteção ambiental.

"Vejo a capacidade dele de saber equilibrar as coisas entre aquilo que são as necessidades do meio rural e as necessidades de proteção do meio ambiente. Acho que ele tem essa capacidade", disse Mourão, ao chegar ao gabinete da vice-presidência, em Brasília.

Antes de ingressar no governo Bolsonaro, Leite era conselheiro da SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Joaquim Álvaro Pereira Leite, que assume o ministério do Meio Ambiente no lugar de Salles - Marcos Oliveira/Agência Senado

"O ministro pediu mais uma semana para ele tomar pé da situação. O Joaquim é o coordenador da comissão de preservação do Conselho [da Amazônia], então ele tem trabalhado bastante com a gente. É um cara que alia o conhecimento da área do agronegócio com a questão ambiental, acho que vai fazer um excelente trabalho. Mas ele pediu mais uma semana porque eu acho que o negócio aterrissou em cima dele meio de supetão assim", afirmou Mourão.

Leite passa a conduzir um ministério desestruturado por seu antecessor e com um corpo técnico rompido com o comando da pasta. Também chega à Esplanada sem apoio no Congresso ou na ala ideológica do governo, no momento em que Itamaraty e o Ministério da Agricultura atuavam para alijar Salles das negociações internacionais do Brasil na área ambiental.

O Brasil está sob forte pressão internacional pelo aumento do desmatamento na Amazônia e pela hostilidade de Bolsonaro aos movimentos indígena e ambientalista.

Maio foi o pior mês de avisos de desmatamento na Amazônia nos últimos anos, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No período, foram emitidos alertas em uma área correspondente a 1.391 km².

Nesta sexta, Mourão disse avaliar que Salles pediu para deixar a Esplanada "para preservar até o próprio governo".

O ex-ministro é alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de ligação com um esquema de contrabando internacional de madeira.

O vice disse ainda que espera dados melhores em junho em relação à preservação.

"Acho que até nós tivemos resultados melhores agora em junho. Ontem eu recebi o relatório, tivemos redução de quase 6% no desmatamento, também das queimadas. Pessoal que está no campo está trabalhando, ainda estou com a esperança que a gente atinja até o final do mês que vem aquele objetivo dos 15% de redução [no desmatamento]".

Diante do avanço do desmatamento, Bolsonaro deu luz verde para a renovação da operação GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em que militares fazer ações de fiscalização ambiental na Amazônia. Ele afirmou que no momento aguarda liberação dos recursos para dar início à ação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.