Descrição de chapéu clima mudança climática

Com Greta, centenas de defensores do clima se reúnem em Glasgow na véspera da COP26

Ativistas estimam até 100 mil pessoas em manifestação; conferência começa neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Centenas de pessoas se reuniram em Glasgow neste sábado (30) para exortar os líderes mundiais a agirem contra as mudanças climáticas, na véspera da crucial conferência climática COP26.

Muitos deles caminharam dezenas ou mesmo milhares de quilômetros até Glasgow, dando início às manifestações que antecedem a conferência do clima da ONU, que vai até 12 de novembro na cidade escocesa.

No fim da tarde, a ativista sueca Greta Thunberg, de 18 anos, chegou de trem à cidade escocesa, após participar na véspera de uma ação com outros jovens ambientalistas contra o papel das instituições financeiras na crise climática.

A ativista sueca Greta Thunberg chegou a Glasgow neste sábado (30), onde centenas de pessoas se reúnem para manifestações
A ativista sueca Greta Thunberg chegou a Glasgow neste sábado (30), onde centenas de pessoas se reúnem para manifestações - Ben Stansall/ AFP

Diante das câmeras, a emblemática líder do movimento Fridays for Future preferiu não fazer declarações, mas escreveu no Twitter: "Finalmente cheguei a Glasgow para a #COP26! Muito obrigada por esta recepção calorosa."

Manifestantes da Espanha, Bélgica e Escócia marcharam pelo centro da cidade sob gritos como "ação já", "ações, não palavras" e "chega de combustíveis fósseis", liderados pelo grupo Extinction Rebellion.

"Esperamos medidas mais ambiciosas, que nossos dirigentes políticos tenham consciência da urgência da situação, pois nossos filhos, nossos netos, correm o risco de viver em um mundo muito mais complicado, que vai sofrer graves transtornos climáticos", disse o aposentado belga Dirk Van Esbroeck, 68.

Mais de 100 líderes, incluindo o americano Joe Biden, o francês Emmanuel Macron e o indiano Narendra Modi, são esperados na cúpula, considerada fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

Ativistas do clima de todo o mundo também estarão presentes. De acordo com os organizadores, até 100 mil pessoas devem comparecer a uma grande manifestação na sexta-feira.

"Estamos aqui para exigir justiça climática" para os países do sul, declarou Becky Stockes, uma tradutora de 31 anos que foi a pé da Espanha até Glasgow. A COP26 é "a última chance", disse ela, que espera "ver medidas concretas".

Segundo a polícia escocesa, cerca de 10 mil policiais de todo o Reino Unido serão destacados todos os dias durante a COP26, o que representa a maior operação policial já realizada na Escócia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.