EUA ajudarão Brasil a implementar medidas pelo clima, diz John Kerry na COP26

Conversa com o Brasil é sobre senso comum e fatos, afirmou à Folha o enviado especial da Presidência americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Glasgow (Escócia)

O enviado especial de clima dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou à Folha na COP26, em Glasgow, que o Brasil está engajado no diálogo com os americanos.

Questionado sobre a conversa com um governo alinhado à administração americana anterior, de Donald Trump, Kerry respondeu, entre os corredores da conferência, que "o que temos conversado é sobre senso comum, sobre fatos".

Homem de terno e gravata discursa em microfones com um cenário azul forte atrás
John Kerry durante discurso na COP26, em Glasgow, na terça-feira (2) - Brendan Smialowski - 2.nov.21/AFP

Ele destacou o nome do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que assumiu o lugar de Ricardo Salles no fim de maio. "Leite tem sido bastante atencioso conosco", disse.

"Agora a expectativa é de implementação. É preciso fazer o que se diz que vai fazer, e vamos ajudar o Brasil nisso", concluiu.

Chefiada por Leite, a delegação brasileira vem à COP26 com o objetivo de resgatar a credibilidade internacional, abalada pelos recuos nas políticas ambientais, na cooperação internacional e no controle do desmatamento.

Nos últimos dois dias, o país aderiu a dois acordos que havia se recusado a assinar no passado —a declaração de florestas e o compromisso global sobre metano. Segundo líderes americanos, a estratégia de convencimento para os acordos climáticos é conectá-los à agenda econômica, priorizando os negócios com os países signatários.

Em evento no estande americano da COP26, Kerry apresentou a iniciativa Net Zero World, de financiamento da transição energética em países em desenvolvimento.

"Os países usam energia fóssil porque pensam que não há alternativa, até que nós vamos lá e apoiamos a transição", discursou.

"Assim como o presidente Kennedy havia dito ‘vamos à Lua, não porque é fácil, mas porque é alto’, nós vamos fazer isso porque é alto."

O ex-secretário de Estado da gestão Obama também reconheceu que os planos atuais são insuficientes para manter o patamar climático mais seguro, de até 1,5ºC de aquecimento. "Estamos aquém do que o mundo precisa, mas não somos incapazes", afirmou.

A jornalista viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.