Descrição de chapéu COP26 mudança climática

Resultado da COP reforçou papel do Brasil no clima, diz ministro França

Chefe na pasta das Relações Exteriores diz ver com naturalidade reclamação de ONGs sobre timidez do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse neste domingo (14) que o resultado final da COP26, em Glasgow, foi "muito bom", e que reforçou a posição de liderança do Brasil na área ambiental.

"O Brasil tem liderança desde 1992 [data da conferência no Rio de Janeiro] neste tema. Nós não estamos tímidos. Essa COP mostrou esse resultado", declarou França em Dubai, onde acompanha o presidente Jair Bolsonaro em visita oficial.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Franca - Xinhua/Lucio Tavora

"Achei altamente positiva a participação do Brasil. Mas para mim não foi uma surpresa, nós estávamos trabalhando. Trabalhando depois você vê o resultado", declarou.

O ministro afirmou que a regulamentação do mercado de carbono, uma das principais conclusões do evento, favorece o país.

"O resultado foi muito bom, a regulamentação do mercado de carbono é uma vitória para países com perfil do Brasil", declarou França.

Segundo ele, a partir da próxima semana ele e os colegas Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura) farão uma avaliação do resultado da COP e das obrigações do Brasil para cumprir seus compromissos.

França disse que viu com naturalidade a reclamação feita por algumas ONGs de que o resultado da conferência foi tímido.

"Sempre é possível ser mais ambicioso. Mas o acordo que nós fizemos lá é um acordo que avançou bastante naquelas metas que nós imaginávamos que se podia alcançar", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.