Águas subterrâneas, 99% das reservas doces, estão ameaçadas, destaca Unesco

Benefícios diretos e indiretos são frequentemente ignorados, deixando muitos aquíferos sem a proteção adequada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dacar (Senegal) | AFP

A Unesco, publicou nesta segunda-feira (21), um relatório que destaca o potencial das águas subterrâneas para gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais, caso sejam geridas de forma sustentável.

O documento foi lançado em virtude do 9º Fórum Mundial da Água, que começou, nesta segunda, em Dacar, Senegal, com o tema "A segurança da água para a paz e o desenvolvimento".

Segundo o relatório do organismo das Nações Unidas, um documento de 272 páginas intitulado "Águas subterrâneas: fazer visível o invisível", as águas subterrâneas representam quase 99% das reservas de água doce do planeta.

Pessoas com facões atravessam pequeno curso de água
Pequenos agricultores limpam a estrada e cerca ao redor da cabeceira de Pichico, a nascente que alimenta sua comunidade em Brejo Verde, um bairro rural de Correntina, estado da Bahia - 23.set.2021 - Dado Galdieri/Hilaea Media

Porém, "os benefícios diretos e indiretos que proporcionam passam frequentemente despercebidos ou são ignorados, deixando muitos aquíferos sem a proteção adequada", lamenta a Unesco.

Com resultado, as reservas de água subterrânea no mundo estão, frequentemente, mal geridas, sub-valorizadas e em risco de contaminação.

"Um número crescente de recursos hídricos está sendo poluídos, superexplorados e ressecados pelos seres humanos, às vezes com consequências irreversíveis. É essencial utilizar de forma mais inteligente o potencial desses recursos, ainda pouco explorados", disse Audrey Azoulay, a diretora-geral da Unesco em um comunicado.

Segundo um diplomata do organismo contatado pela AFP, a Unesco tenta "apelar por uma mobilização para que os Estados estabeleçam uma coordenação a escala mundial".

A Unesco destaca também que é previsto que o consumo de água aumente em media um 1% a cada ano nos próximos 30 anos.

Neste contexto, as águas subterrâneas poderiam oferecer, por exemplo, "soluções para atenuar as mudanças climáticas", segundo o informe que diz que os aquíferos "possuem uma capacidade de absorção única, capaz de limitar o impacto das variações climáticas".

O documento recomenda, especialmente, a irrigação via sistemas de bombeamento de água subterrânea com energia solar.

Além disso, pede uma melhor "governança" para gerenciar os recursos hídricos subterrâneos, com "conhecimento básico, capacidade institucional, leis, regulamentos e suas ferramentas de aplicação, políticas e planejamento, partes interessadas, bem como financiamento adequado".

Para o acesso aos recursos de águas subterrâneas, alerta o informe, enfrenta-se um problema de especialização, em particular, nos países da África sub-saariana, que requerem acompanhamento externo.

O documento estimula os governos a "criar e enriquecer uma base de conhecimentos dedicada às águas subterrâneas", com o objetivo de compartilhar informação.

Também chama as indústrias petrolíferas e mineradoras a compartilhar seus "dados, informações e conhecimentos" em benefício dos atores da gestão de águas subterrâneas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.