Descrição de chapéu Ásia

Nascimento de rinoceronte-de-sumatra traz esperança para espécie

Fêmea deu à luz em santuário da Indonésia; animal está em estado crítico de extinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacarta (Indonésia)

Um rinoceronte-de-sumatra, espécie em risco crítico de extinção, deu à luz com sucesso em um santuário indonésio, anunciaram autoridades ambientais.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), restam menos de 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo, principalmente na ilha indonésia de Sumatra e em Bornéu.

A rinoceronte Rosa, com sua filhote, que nasceu na semana passada em santuário na Indonésia - AFP

Na quinta-feira passada (24), a fêmea de rinoceronte chamada Rosa deu à luz uma cria no Parque Nacional de Way Kambas, em Sumatra, depois de sofrer oito abortos desde 2005, quando foi levada da natureza para um programa de reprodução.

"O nascimento deste rinoceronte-de-sumatra é uma notícia muito boa para os esforços do governo e seus parceiros para aumentar a população", disse Wiratno, um funcionário de alto escalão do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (28).

O filhote, que ainda não foi nomeado, eleva para oito o número de rinocerontes-de-sumatra no Parque de Way Kambas. Os nascimentos bem-sucedidos são raros.

Andatu, pai da cria fêmea recém-nascida, foi o primeiro rinoceronte-de-sumatra nascido em um santuário em mais de 120 anos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza classifica o rinoceronte-de-sumatra, a menor de todas as espécies de rinocerontes, como em perigo crítico.

Múltiplas ameaças levaram esses animais à beira da extinção, como a caça clandestina e a mudança climática. O chifre de rinoceronte costuma ser comercializado ilegalmente para a medicina tradicional chinesa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.