Descrição de chapéu mudança climática

Oceanos estão mais quentes, mais altos e mais ácidos, alerta relatório

Se a humanidade não reduzir drasticamente as emissões de gases-estufa, haverá mudanças cada vez mais catastróficas no clima mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jake Spring Rachel More
Reuters

Os oceanos do mundo atingiram seus níveis mais quentes e ácidos no ano passado, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (18), ao mesmo tempo em que autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) alertaram que a guerra na Ucrânia ameaça os compromissos climáticos globais.

Os oceanos registraram extremos marcantes, aponta a OMM, em seu relatório anual "Estado do Clima Global". Segundo o documento, o derretimento das camadas de gelo ajudou a elevar o nível do mar a novas máximas em 2021.

"Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pelo homem aquecerá o planeta por muitas gerações", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em comunicado.

Baleia no meio do mar
Baleia no meio do mar - 5.abr.2022 - Joseph Prezioso/AFP

O relatório segue a última avaliação climática da ONU, que alertou que a humanidade precisa reduzir drasticamente suas emissões de gases de efeito estufa ou enfrentar mudanças cada vez mais catastróficas no clima do mundo.

Taalas disse a repórteres que há pouca repercussão para os desafios climáticos, já que outras crises, como a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, ganharam manchetes.

Selwin Hart, assessor especial do secretário-geral da ONU, António Guterres, para ação climática, criticou as nações que renegaram os compromissos climáticos devido ao conflito, que elevou os preços da energia e levou os países europeus a procurar substituir a Rússia como fornecedora de energia.

"Estamos vendo muitas escolhas sendo feitas por muitas das principais economias que, francamente, têm o potencial de garantir um futuro de alto carbono e poluição, e colocarão nossos objetivos climáticos em risco", disse Hart a repórteres.

Na terça-feira, o índice global de ações MSCI alertou que o mundo enfrentará um aumento perigoso de gases de efeito estufa se o gás russo for substituído por carvão.

O relatório da OMM disse que os níveis de dióxido de carbono e metano que aquecem o clima na atmosfera em 2021 superaram os recordes anteriores.

Globalmente, a temperatura média no ano passado foi 1,11°C acima da média pré-industrial —o mundo se aproxima do limite de 1,5°C, além do qual se espera que os efeitos do aquecimento se tornem drásticos.

"É apenas uma questão de tempo antes de vermos outro ano mais quente já registrado", disse Taalas.

Os oceanos carregam grande parte do impacto do aquecimento e das emissões. Os corpos d'água absorvem cerca de 90% do calor acumulado da Terra e 23% das emissões de dióxido de carbono da atividade humana.

O oceano aqueceu muito mais rápido nos últimos 20 anos, atingindo um novo recorde em 2021, e espera-se que fique ainda mais quente, segundo o relatório. Essa mudança provavelmente levaria séculos ou milênios para ser revertida, observou.

O oceano também é agora o mais ácido em pelo menos 26 mil anos, pois absorve e reage com mais dióxido de carbono na atmosfera.

O nível do mar subiu 4,5 cm na última década, com o aumento anual de 2013 a 2021 sendo mais que o dobro do que foi de 1993 a 2002.

A OMM também listou ondas de calor extremas, incêndios florestais, inundações e outros desastres relacionados ao clima em todo o mundo, destacando relatos de mais de US$100 bilhões em danos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.