Poluição mata 9 milhões de pessoas por ano; África é mais atingida

Óbitos causados pela exposição a poluentes modernos estão disparando, segundo coautora de estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gloria Dickie
Reuters

O agravamento da poluição do ar e o envenenamento por chumbo mantiveram as mortes globais por contaminação ambiental em cerca de 9 milhões por ano desde 2015, apesar de um progresso modesto no combate à poluição em outras frentes, informou uma equipe de cientistas nesta terça-feira (17).

A poluição do ar por processos industriais, juntamente com a urbanização, levou a um aumento de 7% nas mortes relacionadas à poluição de 2015 a 2019, de acordo com a análise dos dados dos cientistas sobre os níveis globais de mortalidade e poluição.

"Estamos sentados no caldeirão e queimando lentamente", disse Richard Fuller, coautor do estudo e chefe da organização sem fins lucrativos Pure Earth. Mas, ao contrário das mudanças climáticas, malária ou HIV, "não temos nos concentrado muito na poluição ambiental".

Fumaça em usina na província sul-africana de Mpumalanga - Mike Hutchings/Reuters

Uma versão anterior do trabalho publicada em 2017 também estimou o número de mortos por poluição em cerca de 9 milhões por ano —ou cerca de uma em cada seis mortes em todo o mundo— e um custo para a economia global de até US$ 4,6 trilhões por ano. Isso põe a poluição no mesmo nível do tabagismo em termos de mortes globais. A Covid-19, em comparação, matou cerca de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo desde o início da pandemia.

Para seu estudo mais recente, publicado na revista online Lancet Planetary Health, os autores analisaram dados de 2019 do Global Burden of Disease, um estudo em andamento da Universidade de Washington que avalia a exposição geral à poluição e calcula o risco de mortalidade.

A nova análise examina mais especificamente as causas da poluição, separando contaminantes tradicionais, como fumaça interna ou esgoto, de poluentes mais modernos, como poluição do ar industrial e produtos químicos tóxicos.

De acordo com o estudo, as mortes por poluentes tradicionais estão diminuindo globalmente. Mas eles continuam sendo um grande problema na África e em alguns outros países em desenvolvimento. A água e o solo contaminados e o ar sujo põem Chade, República Centro-Africana e Níger como os três países com mais mortes relacionadas à poluição, de acordo com dados ajustados para a população.

As mortes causadas pela exposição a poluentes modernos, como metais pesados, agroquímicos e emissões de combustíveis fósseis, estão "simplesmente disparando", com aumento de 66% desde 2000, disse a coautora Rachael Kupka, diretora-executiva da Global Alliance on Health and Pollution, com sede em Nova York.

Quando se trata de poluição do ar exterior, algumas grandes capitais tiveram algum sucesso, incluindo Bancoc, China e Cidade do México, disseram os autores. Mas em cidades menores os níveis de poluição continuam a subir.

O estudo disponibilizou uma lista dos dez países mais afetados por mortes relacionadas à poluição, com base em suas descobertas sobre mortalidade ajustada para a população:

  1. Chade
  2. República Centro-Africana
  3. Níger
  4. Ilhas Salomão
  5. Somália
  6. África do Sul
  7. Coreia do Norte
  8. Lesoto
  9. Bulgária
  10. Burkina Faso
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.