Pesquisa prevê aumento mais drástico do nível do mar conforme gelo da Groenlândia derrete

Oceanos podem subir 25 cm, o que provocaria efeitos perigosos para os humanos, diz especialista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elena Shao
The New York Times

O derretimento da camada de gelo da Groenlândia poderá com o tempo elevar o nível global do mar em pelo menos 25 centímetros, mesmo que os humanos parem imediatamente de queimar os combustíveis fósseis que estão aquecendo o planeta a níveis perigosos, segundo um novo estudo divulgado na última segunda-feira (29).

O estudo, publicado na Nature Climate Change, concentra-se no que os pesquisadores chamam de aumento "comprometido" do nível do mar, medida que leva em consideração o aquecimento que já ocorreu.

Essa abordagem difere da maioria das pesquisas anteriores, que se baseavam em modelagem computacional e geralmente previam perdas muito menores da camada de gelo da Groenlândia. A última avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, por exemplo, projeta algo entre 5 cm e 12 cm de aumento do nível do mar até 2100.

Blocos de gelo flutuam na baía Disko, na Groenlândia
Blocos de gelo flutuam na baía Disko, na Groenlândia, onde novo estudo faz alerta do derretimento da camada de gelo, o que deve elevar o nível do mar - Odd Andersen - 28.jun.22/AFP

A previsão de aumento de 25 cm do novo estudo, que não fornece uma linha do tempo, pode ser muito maior se as temperaturas continuarem a subir, como quase certamente farão, disse Jason Box, glaciologista do Serviço Geológico da Dinamarca e Groenlândia, que foi o principal autor do trabalho.

Box disse que a modelagem de computador normalmente usada por glaciologistas até agora "não estava à altura" de representar a rapidez com que as camadas de gelo estão derretendo. A pesquisa de sua equipe estudou medições de satélite feitas entre 2000 e 2019.

No novo estudo, os pesquisadores examinaram o que é conhecido como linha de neve climática, ou o limite entre uma superfície coberta de neve e outra sem neve, na camada de gelo.

A linha varia anualmente em reação a temperaturas mais frias ou mais quentes, e quando uma área cresce mais que a outra a camada de gelo se afasta do "equilíbrio". Em um ano de alto derretimento, a linha de neve é empurrada mais para cima na camada de gelo, o que significa que a área que acumula neve é menor, resultando em uma camada de gelo menor.

O principal problema do novo estudo é a falta de um horizonte de tempo associado às previsões, disse Sophie Nowicki, especialista em camada de gelo no departamento de geologia da Universidade de Buffalo, que não participou da pesquisa. Você chega a esse número em 2100, escreveu ela num email, "ou em milhares de anos?"

Uma boa analogia para o estudo, disse ela, são os gráficos típicos de crescimento e peso que você vê quando leva seus filhos ao médico para um exame. Os gráficos dão uma indicação da altura que seu filho poderá alcançar, mas não são bons em prever um surto de crescimento ou o momento preciso do crescimento.

A abordagem é "mais fundamentada no que já aconteceu" do que a modelagem anterior da camada de gelo, e nos leva além do que já foi feito antes, disse John Walsh, cientista-chefe da Universidade do Alasca em Fairbanks, que não participou do estudo.

As conclusões indicam que mesmo a estimativa mais conservadora do derretimento do gelo pode ter efeitos perigosos para os humanos, disse Walsh. Embora 25 cm possam não parecer muito em média, o nível do mar não aumenta igualmente em todos os lugares. Algumas regiões, especialmente as áreas costeiras mais baixas, podem ser atingidas por inundações desproporcionalmente devastadoras.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.