República Democrática do Congo, Brasil e Indonésia preparam frente comum na COP27

Países discutem acordo para preservação de suas florestas tropicais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kinshasa | AFP

República Democrática do Congo, Brasil e Indonésia, três países de florestas tropicais, estão trabalhando em uma posição comum nas negociações sobre o clima —anunciou o governo congolês nesta terça-feira (4), em Kinshasa, à margem de uma reunião preparatória para a conferência COP27.

"Acreditamos que haverá a conclusão de um acordo concreto (...), pode acontecer antes, ou durante, a COP27", em novembro no Egito, disse a ministra congolesa do Meio Ambiente, Eve Bazaiba, acompanhada de representantes de Brasil e Indonésia, na "pré-COP27", em Kinshasa.

Destinada a preparar o terreno para a cúpula de Sharm el-Sheikh, esta reunião ministerial informal termina nesta terça, antes de mais discussões regionais na quarta-feira (5).

Floresta tropical da República Democrática do Congo, com um arco-íris
Floresta tropical da República Democrática do Congo, que se reuniu com Brasil e Indonésia para discutir um acordo comum a ser apresentado na COP27, no Egito - Guerchom Ndebo - 7.set.22/AFP

"Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, três bacias florestais tropicais que trazem soluções para o desafio climático, não poderiam deixar passar essa oportunidade prévia à COP" para dar continuidade aos debates iniciados no ano passado na COP26, em Glasgow, continuou a ministra congolesa.

Segundo ela, há questões "muito importantes" comuns à Amazônia, à Bacia do Congo e à Indonésia, cujas florestas são grandes sumidouros de carbono. Entre estes desafios, estão "a derrubada de árvores, a exploração de outros recursos naturais e o mercado de créditos de carbono".

Em nome do Brasil, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Cleaver de Athayde, confirmou que espera "poder elaborar um programa de trabalho conjunto" para a COP27 e também para COP15 sobre biodiversidade, que será realizada em dezembro, em Montreal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.