Descrição de chapéu Planeta em Transe

Lula pede retirada de projeto de Bolsonaro que abre caminho para mineração em terra indígena

Caberá ao presidente da Câmara acatar ou não o pedido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou mensagem ao Congresso na qual pede que seja retirada de tramitação um projeto de lei do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que libera mineração em terras indígenas.

A mensagem foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31).

Apresentado por Bolsonaro em fevereiro de 2020, o projeto ficou parado na Câmara dos Deputados até março de 2022, quando o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o centrão aprovaram requerimento de urgência da matéria, sem ouvir os indígenas e sem passagem pelas comissões especiais da Câmara.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto - Gabriela Biló - 20 mar. 2023/Folhapress

A proposta não chegou a ser votada pelos parlamentares. Agora, pelo regimento interno da Câmara, caberá a Lira acatar ou não o pedido de Lula —e essa decisão poderá ser passível de recurso no plenário.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nas redes sociais que esta é uma "importante resposta do governo Lula na proteção dos povos indígenas no Brasil e pela preservação ambiental".

De interesse direto de Bolsonaro, o projeto sofreu críticas de ambientalistas e parlamentares quando foi apresentado.

No último dia 28, Lira determinou que um projeto de lei de autoria de Ricardo Ayres (Republicanos-TO) fosse apensado à matéria de Bolsonaro.

O PL de Ayres propõe "vedar e suspender a realização da pesquisa e da lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos e para o aproveitamento de recursos hídricos para geração de energia elétrica em terras indígenas".

O parlamentar cita em sua justificativa a crise yanomami. "As denúncias de abusos são as mais variadas. Contudo, todas aparentam trazer um vetor em comum: a presença deletéria do garimpo naquela terra indígena, constitucionalmente destinada ao usufruto exclusivo de seu povo originário."

A mensagem de Lula ao Congresso foi publicada um dia após a Câmara aprovar uma medida provisória (MP) do governo Bolsonaro que afrouxou as proteções à mata atlântica, bioma mais devastado do país e onde se concentra a maior parte da população brasileira.

A MP que foi votada sofreu modificações em seu texto original pelo relator, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), permitindo alterações na Lei da Mata Atlântica. A medida foi criticada por ambientalistas e parlamentares que apontaram danos irreparáveis provocados por ela.

A matéria seguirá ao Senado. Para a aprovação da MP, foi firmado um acordo entre líderes do centrão e a liderança da governo. Segundo parlamentares, o Executivo não se compromete à sanção da norma e, casa haja veto, a Casa não irá derrubá-lo.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.