Descrição de chapéu mudança climática

Emirados Árabes convidam Assad, ditador da Síria, para COP28

Abertura para participação na cúpula do clima vem após país ser readmitido na Liga Árabe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dubai | Reuters

Os Emirados Árabes Unidos convidaram o ditador sírio Bashar al-Assad para a cúpula do clima COP28, que os Emirados sediarão no final deste ano, possivelmente colocando-o no mesmo local que os líderes ocidentais que se opuseram a ele e o sancionaram durante anos.

O convite foi feito pelo presidente dos EAU, xeque Mohamed bin Zayed, informou a agência de notícias estatal síria Sana, depois que a embaixada dos Emirados em Damasco tuitou o mesmo.

Retrato de Assad em um plenário, falando ao microfone
O ditador sírio Bashar al-Assad em discurso em Damasco em 2020 - Sana - 12.ago.2020/Divulgação via Reuters

"A COP28 está comprometida com um processo COP inclusivo que produza soluções transformadoras", disse um porta-voz da cúpula em comunicado enviado por e-mail à Reuters. "Isso só poderá acontecer se estivermos todos na sala."

Espera-se que milhares de líderes, diplomatas e dignitários mundiais participem da cúpula da ONU em Dubai em dezembro.

Outros estados árabes estão se aproximando da Síria novamente depois de isolar Assad durante mais de uma década após sua repressão mortal aos protestos de rua que se transformaram em uma guerra civil brutal.

As relações diplomáticas bilaterais se intensificaram após o devastador terremoto de 6 de fevereiro que atingiu a Síria e a Turquia. Então, na semana passada, a Liga Árabe readmitiu a Síria, e a Arábia Saudita convidou Assad para a cúpula da Liga em Jedá na sexta-feira (19).

Embora os países árabes, incluindo os Emirados Árabes Unidos, tenham procurado ativamente restabelecer os laços com Damasco, os Estados Unidos estão céticos e disseram que não veem mérito na readmissão de Assad à Liga Árabe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.