Descrição de chapéu além do lixo

Você sabe o que é ou não reciclável? Faça o teste

Quiz põe à prova seus conhecimentos sobre reciclagem e mostra tudo o que você achava que era reciclado, mas não é, e vice-versa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Filme plástico, isopor, plásticos coloridos, porcelana. Você sabe se esses materiais são ou não recicláveis no Brasil?

Nem tudo o que é reciclável será, de fato, reciclado. E isso fica muito evidente nos dados oficiais disponíveis sobre o setor de reciclagem no Brasil: o país recicla apenas 4% dos resíduos sólidos urbanos recicláveis.

A série Além do Lixo preparou um teste de conhecimentos sobre reciclagem que pode revelar que aquilo que você achava que não era reciclável, na verdade, é. Ou que aquele material que você tinha certeza que era reciclável, na prática, não é.

Isso porque existem barreiras logísticas e econômicas à reciclagem de determinados materiais, mas há também questões técnicas que fazem com que ele seja mais ou menos reciclável. E a reciclabilidade de cada resíduo é determinada por essa combinação técnica, logística e econômica.

Isso não quer dizer que algo que não é reciclável atualmente não possa vir a sê-lo. Novas tecnologias de reciclagem estão surgindo, e há cada vez mais indústrias e empresas interessadas em criar novas embalagens com maior reciclabilidade.

Esse fenômeno ocorre porque, cada vez mais, a responsabilidade pela gestão de resíduos é das empresas cujos produtos geraram algum tipo de descarte.

Irapuan Campos/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.