Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2010 - 17h51

Ilhas Galápagos deixam Lista do Patrimônio Mundial em Perigo

Publicidade

DE SÃO PAULO

As Ilhas Galápagos, a mil quilômetros da costa do Equador, foram retiradas da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, onde estavam desde 2007.

A delegação brasileira, chefiada pelo presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Luiz Fernando de Almeida, foi autora da proposta que solicitava a retirada.

A decisão foi tomada por 14 votos a cinco e uma abstenção, no Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), presidido pelo ministro da Cultura brasileiro Juca Ferreira.

"A Unesco analisou com profundidade e tivemos de ir para a votação, mas a maioria seguiu a moção brasileira, que liderou a articulação no Comitê, favorável à retirada do sítio equatoriano da sua condição de patrimônio ameaçado", destacou o ministro Juca Ferreira.

Em abril deste ano, o ministro visitou o arquipélago de Galápagos e, na ocasião, indicou em seu relatório o caminho que acabou sendo seguido pelo Comitê.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, ressaltou os avanços alcançados pelo Equador.

"É importante reconhecer o esforço realizado pelo governo equatoriano para proteger e preservar esse patrimônio. E, diante da importância desse bem, não pudemos deixar de apoiar sua retirada da Lista de Patrimônio Mundial em Perigo".

O Comitê do Patrimônio Mundial continua reunido para discutir a permanência e a retirada de outros bens na Lista do Patrimônio em Perigo e ainda a ingresso de novos sítios.

GALÁPAGOS

O arquipélago no litoral do Equador é formado por um conjunto de 58 ilhas e ganhou notoriedade ao servir de laboratório para o cientista Charles Darwin.

Em 1978, o sítio passou a ser considerado Patrimônio Mundial Natural. Desde 2007, integrava a Lista do Patrimônio em Perigo.

A Lista do Patrimônio Mundial em Perigo é a relação de bens que estão correndo risco iminente de degradação ou destruição ou ainda tenham sofrido danos significativos.

É determinada pelo Comitê do Patrimônio Mundial, a partir da avaliação dos Relatórios Periódicos dos países, e tem por objetivo chamar a atenção mundial para os fatores que ameaçam as características dos bens inscritos.

Enquanto estiver nessa lista, o sítio receberá atenção especial, de modo que a comunidade internacional tome medidas urgentes para a sua conservação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página