Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 14h44

Ibama proíbe matança do javali para controle populacional

Publicidade

CHRISTINA MACHADO
DA AGÊNCIA BRASIL, EM BRASÍLIA

Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), revogou uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autorizava a matança de javalis para seu controle populacional.

Vote na enquete: Você concorda em matar javalis e outras espécies consideradas invasoras para controle populacional?

O javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, à lavoura agrícola.

Por isso, o controle é autorizado em caráter emergencial e circunstancial, em algumas ocasiões, para preservar as safras.

A instrução normativa prevê ainda um grupo de trabalho, que terá de apresentar e definir propostas para melhorar a eficiência do controle e elaborar alternativas para minimizar os impactos desses animais.

O grupo terá representantes das superintendências do Ibama nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e da Bahia.

DESEQUILÍBRIO HUMANO

O desequilíbrio populacional das espécies é resultado do desmatamento realizado pelos seres humanos para dar lugar ao cultivo agrícola.

A devastação retira as condições de sobrevivência dos predadores naturais, principalmente gaviões e corujas. Sem eles, e com grande oferta de alimento disponível nas lavouras, outras espécies encontram as condições ideais para sobreviver.

Wikimedia Commons
Javali, espécie cujo abate para controle populacional volta a ser proibido pelo Ibama
Javali, espécie cujo abate para controle populacional volta a ser proibido pelo Ibama
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página