Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2010 - 18h46

EUA exigem da BP plano para substituir sistema de prevenção de vazamentos

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O governo dos Estados Unidos exigiu da BP (British Petroleum) a entrega de um plano no qual detalhe o procedimento para retirar e substituir o sistema de prevenção de vazamentos que falhou na explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", no Golfo do México, em abril.

O almirante da reserva Thad Allen, que coordena a resposta do Governo americano ao vazamento, autorizou ontem a BP a começar com a substituição do Sistema de Prevenção de Vazamentos (BOP, na sigla em inglês) no poço Macondo, no qual operava a plataforma que explodiu. A empresa informou hoje que já iniciou a operação.

Segundo a BP, a análise da pressão no poço durante as últimas 48 horas foi positiva, o que indica que a substituição do BOP pode ser feita sem risco de um novo vazamento.

No entanto, Allen exigiu da BP que lhe entregue amanhã um plano no qual detalhe o procedimento e o calendário da substituição do sistema de prevenção.

Em carta, Allen também pede que a empresa permita às equipes "acesso ilimitado" para observar e informar sobre todo o processo e que transmita o procedimento ao vivo.

Os engenheiros estão preocupados com a possibilidade de que o cimento com o qual selaram a boca do poço há duas semanas tenha prendido "até mil barris de petróleo".

A BP conseguiu vedar com sucesso a parte superior do poço Macondo. Agora, precisa finalizar a operação com o fechamento da parte inferior, uma operação que será feita por meio de um poço auxiliar.

A substituição do sistema de prevenção atrasará esta última fase da operação para fechar o poço, que está prevista para o dia 6 de setembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página