Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 15h16

Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica

Publicidade

DA EFE

A União Europeia diminuiu suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 6,9% em 2009 com relação ao ano anterior, principalmente devido à crise econômica que afetou todos os setores, informou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (10).

Ministério da Agricultura e Embrapa assinam intenção de reduzir CO2
Emissões globais de CO2 caem, mas disparam na China

De acordo com o número, a redução global de emissões por parte da UE seria de 17,3% em comparação com os níveis de 1990, próximo dos 20% projetados para 2020.

No entanto, se forem somados os esforços dos 15 Estados-membros que assinaram o Protocolo de Kyoto, o balanço teria um aumento de 12,9%, acima dos 8% com os quais se comprometeram.

A EEA explica no relatório divulgado em Copenhague que a profunda recessão da economia europeia motivou, em 2009, uma baixa de 5,5% no consumo de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).

Segundo a EEA, é importante não perder de vista que, com a recuperação econômica, as margens de corte de emissões serão reduzidas.

A comissária europeia para o Clima, Connie Hedegaard, atribuiu em um comunicado os bons resultados não só à recessão mas também às políticas ambientais iniciadas na última década e encorajou a todos os países da UE a manterem os esforços para consolidar o avanço.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página