Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2010 - 13h34

Veículos a diesel fabricados a partir de 2012 terão aditivo para reduzir emissões

Publicidade

DO RIO

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) fecharam um acordo nesta segunda-feira para a definição dos padrões que guiarão a produção, a comercialização e o uso de um aditivo que para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio dos veículos a diesel.

Batizada de Arla 32, a solução aquosa de uréia será de uso obrigatório em todos os veículos a diesel fabricados a partir de 2012, conforme portaria publicada pelo ministério no ano passado.

De acordo com o coordenador de resíduos e emissões do Ibama, Paulo Macedo, a indústria já está se preparando para a introdução da nova tecnologia de motores que permitirá a utilização do aditivo. Os veículos terão um tanque separado para a solução e, sem ela, sofrerão uma perda de 30% no rendimento. A tecnologia já é usada na Europa.

Segundo Macedo, com o uso do Arla 32 as emissões de óxido de nitrogênio pelos veículos a diesel sofrerá uma redução de pelo menos 70%. O NOx é um dos poluentes cuja emissão é controlada pelo Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares) e pode causar problemas respiratórios e cardíacos.

Pelo acordo, caberá ao Inmetro estabelecer os padrões que deverão regulamentar o produto. O instituto será responsável, entre outros, pela certificação de fabricantes e importadores e pela fiscalização do aditivo vendido em postos de gasolina e supermercados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página