Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2010 - 08h50

Das 80 baleias atoladas na Nova Zelândia, somente 24 ainda estão vivas

Publicidade

DA EFE

A maioria das baleias-piloto que ficaram atoladas na quarta-feira em uma praia da ilha ao norte da Nova Zelândia morreu no dia seguinte, apesar dos esforços de voluntários e especialistas que esperam devolver as sobreviventes ao mar até esta sexta-feira.

Mudança climática força êxodo inédito de morsas para a costa do Alasca
Baleia doente e encalhada na Austrália é morta com explosivos

Dos cerca de 80 animais que ficaram presos, apenas 24 seguem vivos, segundo disse a porta-voz do departamento de Conservação da Nova Zelândia, Carolyn Smith, à agência de notícias australiana AAP.

Malcom Pullman/Efe
Cetáceos recebem cuidados de voluntários; várias baleias-piloto ficaram presas na praia remota de Spirits Bay
Cetáceos recebem cuidados de voluntários; várias baleias-piloto ficaram presas na praia remota de Spirits Bay

Os cetáceos, que receberam desde quarta-feira os cuidados dos voluntários, ficaram presos na praia remota de Spirits Bay, onde outras 101 baleias-piloto morreram em 2007.

Em agosto, apenas nove baleias em um grupo de 58 foram resgatadas de outra praia onde, em dezembro, morreram 126 animais que também ficaram atolados.

Os cientistas não sabem explicar a razão que leva algumas espécies de baleias a morrer encalhadas nas praias, e especulam a possibilidade de elas serem atraídas pelos sons de grandes navios ou seguirem líderes de grupo desorientados por conta de doenças.

A Nova Zelândia faz parte da rota das baleias, que se dirigem à Antártida em busca de águas mais frias nesta época do ano.

A baleia piloto é um cetáceo de corpo robusto, que pode chegar a sete metros de comprimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página