Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2010 - 11h28

Bispo brasileiro está entre vencedores de Nobel alternativo

Publicidade

DA EFE

O bispo brasileiro nascido na Áustria Erwin Kräutler está entre os premiados pela fundação Right Livelihood Award com o prêmio conhecido como "Nobel alternativo", que premia pessoas comprometidas na busca e aplicações de soluções para os problemas mais urgentes do mundo atual.

Casal de brasileiros vence prêmio ambiental da National Geographic
Blog brasileiro ganha na categoria "Mudança Climática" em Berlim

O prêmio, criado em 1980 e que não tem ligação oficial com o Nobel original, será entregue em 6 de dezembro, no Parlamento sueco.

Efe
Bispo Erwin Kräutler, que trabalhou com Dorothy Stang, morta em 2005, recebeu prêmio por compromisso com índios
Bispo Erwin Kräutler, que trabalhou com Dorothy Stang, morta em 2005, recebeu prêmio por compromisso com índios

Kräutler, que é prelado do Xingu, no Pará, vive há mais de 40 anos na região amazônica, e atualmente preside o Comitê Indígena Missionário.

O bispo, que teve como companheira de luta a missionária Dorothy Stang, morta por pistoleiros em 2005, recebeu o prêmio por seu compromisso com os indígenas e a Amazônia.

Junto a ele, foram premiados o nigeriano Nnimo Bassey, o nepalês Shrikrishna Upadhyay (responsável pela organização Sappros) e a organização Médicos pelos Direitos Humanos, de Israel.

Bassey foi reconhecido por sua defesa do meio ambiente frente às petrolíferas; Upadhyay e a Sappros foram lembrados pela luta contra a pobreza; enquanto a organização israelense foi escolhida pela defesa dos direitos de atendimento de saúde de todos os israelenses e palestinos.

Os quatro premiados vão dividir um prêmio de 200 mil euros (R$ 460 mil).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página