Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 12h15

Primeiros painéis solares ameaçam ideia de serem ecologicamente corretos

Publicidade

DA "NEW SCIENTIST"

A primeira geração de painéis solares está chegando ao fim de sua vida útil e ameaça a ideia generalizada de serem ecologicamente corretos.

Obama retrocede e permite painéis solares na Casa Branca
Especialistas sugerem uso de espelhos por energia renovável
Aterrissa na Suíça avião que fez o 1º voo noturno movido a energia solar

Instalados na década de 90, os equipamentos funcionariam até por volta de 2015, depois de 25 anos de funcionamento. Mas suas células solares utilizam metais tóxicos como o cádmio e o índio para transformar os raios de sol em energia.

A Universidade do Estado do Arizona, em Tempe (USA), desenvolveu uma técnica para calcular a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que é emitida durante a vida útil dos painéis solares. O pesquisador Pei Xhai e equipe levaram em conta itens como a produção dos equipamentos e o transporte dos mesmos até as instalações finais.

A projeção indica que 32 gramas de CO2 são produzidos a cada kilowatt/hora de eletricidade gerada por células solares. Esse número é somente uma fração de outras tecnologias energéticas e foi reduzido pela metade na última década com a melhoria no processo de fabricação do equipamento, mas está 60% acima das estimativas iniciais, que não considera o transporte do maquinário.

A fama de os painéis serem ecológicos também é colocada à prova com os resíduos originados durante a fabricação dos painéis, pois contêm substâncias tóxicas como o mercúrio e o cromo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página