Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2010 - 12h37

Dia do Consumidor Consciente destaca redução do consumo de sacolas plásticas

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ministério do Meio Ambiente promove nesta sexta-feira o Dia do Consumidor Consciente, uma série de atividades para estimular o uso da sacola retornável e reduzir o consumo das sacos plásticos que prejudicam o meio ambiente.

Neste ano a campanha Saco é um Saco pergunta às pessoas "Onde está a sua ecobag". No ano passado, a campanha lançou o "Um dia sem sacolas plásticas". O Ministério do Meio Ambiente informou em nota que em um ano de campanha foi possível evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas.

Atacadistas britânicos falham na tentativa de reduzir lixo gerado por embalagens
Brasil deve usar menos 1,5 bi de sacolas plásticas neste ano, diz Minc
Indústria de juta e malva ressurge como alternativa ao plástico

O Rio de Janeiro foi o primeiro estado no Brasil a implementar uma lei, em vigor desde 16 de julho, que visa à redução do consumo de sacolas plásticas.

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), em todo o estado são usadas aproximadamente 200 milhões de sacolas plásticas por mês.

Divulgação
Sacola retornável disponível em rede de supermercado no Brasil; no Rio, 1 bilhão de sacolas foram economizadas neste ano
Sacola retornável disponível em rede de supermercado no Brasil; no Rio, 1 bilhão de sacolas foram economizadas neste ano

CONSUMIDORES DESINFORMADOS

De acordo com o presidente do órgão, Luiz Firmino, a legislação que visa a reduzir o consumo de sacolas plásticas no Rio ainda é mal interpretada pelos consumidores.

Segundo ele, as pessoas não estão proibidas de usar a sacola plástica. Ele salienta, porém, que o futuro da questão ambiental vai estar diretamente associado à consciência ecológica do consumidor.

"Não há dúvida que o futuro da questão ambiental vai estar diretamente associada à consciência ecológica que o consumidor tiver. Se o consumidor demandar produtos de uma origem que ele sabe que foi feito de uma forma ecologicamente correta ou sustentável, ele mesmo tem o poder de regular esse mercado. Com o Dia do consumidor, a gente tem que pensar nessas práticas, para mudar e ver o poder que ele [consumidor] tem para colaborar para a preservação e conservação do nosso planeta", destacou Firmino.

Para lembrar a data, 4.000 fitinhas com mensagens de conscientização do consumo serão distribuídas em Brasília e no Rio de Janeiro. Operadoras de celular também vão enviar mensagens sobre consumo consciente aos seus mais de 40 mil usuários.

A campanha Saco é um Saco será divulgada ainda em 150 mil marcadores de livro em uma livraria carioca.

No Jardim Botânico, será lançado pelo Ministério do Ambiente o 2º CineAmbiente, no qual serão premiados dez projetos no valor de R$ 20 mil para produções de um minuto sobre o tema consumo sustentável e biodiversidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página