Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 10h45

Preservação ambiental precisa envolver cidades, diz representante de Bruxelas

Publicidade

DA REUTERS

A luta pela preservação do ambiente pode começar nas cidades, mesmo que os centros urbanos tenham o desafio de lidar com mais residentes, mais arranha-céus e mais sistemas de transporte.

Na convenção global da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a diversidade que acontece na cidade japonesa de Nagoia, a questão está focada na necessidade de se preservar as florestas tropicais e os oceanos, mas em conversas entre cerca de 230 representantes de cidades do mundo inteiro que estão reunidos paralelamente ao evento maior, concordam que a conservação da natureza nas cidades é igualmente vital.

Prestes a encerrar convenção global sobre biodiversidade, ONU tenta acordo histórico
Amorim diz que próxima reunião da ONU sobre clima terá poucos avanços
Lula vê com ceticismo Conferência sobre Clima em Cancún
Ator Harrison Ford vai ao Japão para pedir ratificação de tratado ambiental pelos EUA

"Temos de trabalhar em dois níveis. Em primeiro lugar, a preservação dos ecossistemas, mas também a integração da biodiversidade na cidade e em todas as políticas ", disse Evelyne Huytebroeck, ministra do governo para assuntos do meio ambiente de Bruxelas (Bélgica) em entrevista a jornalistas. "A biodiversidade deve ser encarada como parte da solução para a cidade, para o planejamento urbano sustentável, e não como um problema."

Everett Kennedy Brown/Efe
Conferência da ONU sobre a diversidade reúne representantes de governo de mais de 200 países no Japão
Conferência da ONU sobre a diversidade reúne representantes de governo de mais de 200 países no Japão

Metade da população mundial está espremida em centros urbanos, e se estima um aumento populacional de 70% em 2030.

Estudos da ONU apresentados durante as negociações em Nagoia têm destacado o valor dos ecossistemas para a subsistência, como os insetos que polinizam as plantas, as árvores que limpam o ar e as plantas que são fonte de alimento. Mas os resíduos, as emissões industriais e a poluição dos transportes têm levado à destruição de ecossistemas dentro das cidades.

"Essas mudanças já estavam colocando riscos para a saúde ", disse David Cadman, vereador em Vancouver.

"Os mosquitos que carregam o vírus do Nilo, a dengue e a malária estão entrando em lugares onde nunca chegaram antes", disse ele. "Se você acha que preservar a biodiversidade frente as mudanças climáticas é caro, olhe para os custos gerados pelo sistema de saúde."

Cadman disse que há cidades que já trabalham para preservar zonas úmidas, salvar rios e tratar os resíduos de forma responsável.

Já a representante de Bruxelas alerta para a necessidade de preservar árvores e construir casas e escritórios com jardins plantados no topo de cada um deles. "Talvez você diga que isso não é nada, mas é muito para uma cidade quando vê quantos telhados planos a cidade pode ter", comentou Huytebroeck.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página