Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 17h25

Deputados alemães prolongam vida das usinas nucleares

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Deputados alemães adotaram, nesta quinta-feira, uma lei que prolonga o tempo de vida útil das 17 usinas nucleares do país, tendo como pano de fundo um debate e manifestações de militantes ecologistas.

Apesar de uma opinião pública majoritariamente hostil, o parlamento aprovou por 308 a favor e 289 contra um texto adotado em Conselho de ministros um mês antes, que prorroga por 12 anos, em média, o funcionamento das usinas nucleares após 2021, data que estava prevista para o fechamento.

Combustível nuclear alternativo é mais reativo do que se acreditava
Ativistas ambientais protestam contra uso de energia nuclear na Alemanha

A saída da energia nuclear foi decidida, em 1998, pelo governo de esquerda da época, mas a coalizão de centro-direita de Angela Merkel, no poder há pouco mais de um ano, havia feito da anulação desta lei um dos pontos centrais de seu programa.

John MacDougall/AFP
Dois mil militantes ambientais formaram uma corrente humana em torno do parlamento alemão durante a votação
Dois mil militantes ambientais formaram uma corrente humana em torno do parlamento alemão durante a votação

Em sinal de protesto, os deputados verdes se vestiram de preto.

"O governo prometia uma revolução energética, mas se trata de um golpe", disse o chefe da bancada dos deputados ecologistas, Jürgen Trittin.

Na manhã desta quinta-feira, o Greenpeace estendeu na sede do Partido Democrata-cristão (CDU), de Merkel uma foto gigante da chanceler com o diretor do grupo RWE, Jürgen Grossman, o mais ativo porta-voz do lobby nuclear.

Dois mil militantes ambientais também formaram uma corrente humana em torno do Reichstag, o parlamento alemão, onde estavam os deputados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página