Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 17h31

EUA acionam BP por vazamento de petróleo no golfo do México

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo americano entrou com uma ação contra a britânica BP (British Petroleum) e oito empresas associadas para obter indenizações pelo vazamento de petróleo no golfo do México, o pior da história dos Estados Unidos.

O Departamento de Justiça norte-americano pretende impor o pagamento dos prejuízos ambientais e todos custos envolvidos com a limpeza da área.

Com isso, o governo quer que seja determinada a responsabilidade civil pelo desastre, e pede uma indenização com base na lei contra a contaminação petroleira e na lei de águas limpas.

Lee Celano /Reuters
Funcionário contratado pela BP tira óleo que vazou para praia dos EUA; acidente provocou morte de 11 pessoas
Funcionário contratado pela BP tira óleo que vazou para praia dos EUA; acidente provocou morte de 11 pessoas

A investigação sobre a responsabilidade pelo vazamento ainda está em andamento e mais outras empresas podem ser incluídas no processo, enfatizou o departamento.

Segundo a agência de notícias AFP, que obteve uma cópia do processo, a ação foi apresentada no Tribunal Federal de Nova Orleans, onde milhares de pessoas e pequenas empresas já entraram com ações contra o grupo petroleiro.

Duas empresas devem ficar fora do processo. A Halliburton, que selou a bomba Macondo e reconheceu anteriormente que não realizou testes cruciais de inspeção, e a Cameron Internacional, que forneceu equipamento para a bomba.

"Pretendemos mostrar que todos os acusados são responsáveis pelos custos governamentais de remoção [do óleo], perdas econômicas e prejuízos ambientais", disse o advogado Eric Holder.

O acidente ocorreu em 20 de abril e provocou a morte de 11 pessoas após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, além de jogar no mar mais de 4 milhões de barris de óleo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página