Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2011 - 16h03

Zonas florestais aumentam na Europa e nos EUA, diz ONU

Publicidade

DA EFE

As florestas europeias e norte-americanas estão em bom estado e evoluem favoravelmente, anunciou nesta segunda-feira a Unece (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa), cuja área de competência compreende Europa, América do Norte, Cáucaso e Ásia Central.

Em seu relatório sobre o estado das florestas em 2011, o órgão especifica que a superfície total das zonas florestais aumentou em 25 milhões de hectares nos últimos 20 anos, o que significa uma área do tamanho do Reino Unido.

Em média, o crescimento foi de 1,25 milhão de hectares por ano, um pouco menor que o tamanho de Montenegro.

No total, a região vistoriada pela Unece conta com 1,6 bilhão de hectares de zonas florestais, que representam 40% do total do mundo.

Delas, a metade se encontra em território russo e outras 37% nos Estados Unidos e Canadá.

"O estado das florestas da região é bom. Nenhum dano devido à poluição foi descoberto e só algumas áreas foram afetadas pelo efeito de ácido", assinalou em entrevista coletiva Roman Michalak, especialista da Unece.

DADOS

O relatório também mostra que cerca de 1% da superfície total da área florestal da região Unece sofre danos devido aos insetos e 0,1% foi atingida por incêndios.

Do total, 1,3 % das florestas da região sofreu danos por grandes tempestades e houve cinco eventos maiores que afetaram áreas florestais.

O relatório assinala que a gestão das florestas melhorou nos últimos anos e que a superfície protegida para preservar a diversidade biológica aumentou. Esta última cresceu em 25 milhões de hectares nos últimos 20 anos e atualmente representa 8% da área total.

Cerca de 13 milhões de hectares de florestas por ano passaram a ser usados para outros fins no período 2000-2010, uma melhora em relação aos 16 milhões da década 1990-2000.

China, Índia e Estados Unidos foram os países que mais ganharam áreas florestais, enquanto que a Austrália e Brasil, os que mais perderam.

+ CANAIS

+ NOTÍCIAS SOBRE FLORESTAS

+ NOTÍCIAS EM AMBIENTE

Desastres naturais mudam percepção sobre ambiente, diz estudo
Fabricante de bebida diz ter criado garrafa 100% reciclável
Novo refúgio de jubarte é descoberto em ilhas remotas do Havaí
Greenpeace pede à Dilma fim do uso da energia nuclear no Brasil

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página