Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 12h14

ONG internacional faz críticas ao Código Florestal brasileiro

Publicidade

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

O Brasil já começou a ser criticado no exterior pelas mudanças no Código Florestal.

A ONG WWF Internacional (sigla em inglês de World Wildlife Fund) divulgou na terça-feira um comunicado no qual afirma que a lei brasileira de florestas está "sob fogo" do Congresso, e que a proposta de reforma de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi feita "ignorando o aconselhamento" de cientistas, da agricultura familiar e do próprio governo federal.

Texto "falso" do Código Florestal causa confusão na Câmara
Negociações de lei florestal ainda não se traduziram para o papel
Código Florestal prevê isenção de reserva legal, afirma relator
Câmara faz sessão extraordinária para votar Código Florestal

As críticas externas vêm num momento no qual o próprio Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) admite que o desmatamento está subindo na Amazônia em decorrência da expectativa dos agricultores pelas supostas flexibilizações na preservação introduzidas pelo código. O desmatamento é um ponto tradicionalmente sensível da imagem do Brasil no exterior.

Segundo o comunicado da WWF, as mudanças na lei de florestas chegam "à medida que o Brasil se prepara para sediar a Olimpíada e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável".

A ONG diz que a lei a ser votada nesta quarta-feira na Câmara "traz uma série de ameaças à grande riqueza natural do Brasil, e não apenas à Amazônia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página