Siga a folha

Rompimento de barragem em Mato Grosso deixa dois feridos

Identificada como TB01, a barragem era considerada de baixo risco

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A barragem TB01, localizada em Nossa Senhora do Livramento (MT), rompeu na manhã desta terça-feira (1). Duas pessoas que trabalhavam no local ficaram feridas e foram removidas a hospitais.

Segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), a estrutura contém rejeito proveniente de lavra de ouro e tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582.171,51 m³. 

Além do rompimento do dique, houve espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem. O material escoou por uma área com vegetação que varia de 1 a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura.

 
Barragem se rompe em Nossa Senhora do Livramento (MT) - Divulgação
 

A mancha de rejeitos derrubou um dos postes da rede de alta tensão que atende a região. A distribuidora de energia já tinha sido acionada, antes da chegada da equipe da ANM, e já havia providenciado o desligamento da rede para evitar outros acidentes.

Uma equipe da empresa realiza as primeiras operações e a construção de uma contenção para evitar que os rejeitos avancem por uma área maior.

A ANM interditou e autuou o empreendimento e continua no local inspecionando a área para identificar possíveis riscos. 

A barragem está inserida na Política Nacional de Segurança de Barragens, e era considerada de dano potencial baixo e categoria de risco baixa. As inspeções realizadas nunca reportaram qualquer anomalia.

 
Há oito meses, uma barragem se rompeu e pelo menos outra transbordou na sequência, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o último balanço, 249 morreram e 21 continuam desaparecidas.
 
Barragem se rompe em Nossa Senhora do Livramento (MT) - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas