Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Cadastre-se e tenha acesso a 10 reportagens por mês. Já possui cadastro ou é assinante? Faça login.

Assine a Folha e tenha acesso ilimitado. Já é assinante? Faça login.

Há dez anos, Jorge Mautner me presenteou com uma edição da "História da Filosofia", de Bertrand Russell.

O problema da filosofia é que um filósofo rebate o outro, de forma que a ilusão de ter compreendido o conteúdo de um capítulo se esvai no seguinte, condenando leigas (como eu) ao eterno retorno aos pré-socráticos.

Coleciono pilhas de Schopenhauer em 90 minutos, Heidegger para iniciantes, Husserl para imbecis. Devoro orelhas, notas, mas continuo na introdução.

Em meio à batalha eterna, Pedro Bial me apresentou a biografia de Bertrand Russell em quadrinhos, que completou, com uma década de atraso, o regalo de Mautner.

Idealizada por dois matemáticos de origem grega, Apostolos Doxiadis e Christos Papadimitriou, o último professor de ciência da computação na universidade de Berkeley, "Logicomix" (Martins Fontes, R$ 74, 352 págs.) narra a trajetória de Russell, da infância até o período que precede a entrada dos americanos na Segunda Guerra Mundial.

O livro fala de sua busca pelos fundamentos lógicos dos princípios da matemática e da tentativa de dominar a irracionalidade dos números e do próprio homem.

Muitos dos gênios que se dedicaram à lógica sofreram com uma instabilidade mental.

"Logicomix" é uma orelha pop e, ao mesmo tempo, abrangente.

Partindo de uma conferência de Russell na década de 40, em que a plateia se divide entre os que defendem o engajamento militar dos americanos contra a ameaça nazista e os que o rejeitam, o filósofo rememora a própria história.

A conclusão é que o pacifismo nem sempre leva à paz.

Não é o único paradoxo que aparece no livro. A geração de Russell redimensionou a geometria e a álgebra, encarando monstros como o infinito e os números imaginários.

O fantasma da inconsistência persegue aqueles que procuraram reduzir a matemática a um conjunto de axiomas claros.

Em 1902, o jovem Russell aponta uma falha no trabalho de Gottlob Frege –cuja contribuição para os avanços da lógica é comparável à de Aristóteles– que leva o gênio a afirmar que "um cientista dificilmente se depara com algo tão indesejável como o de ver os fundamentos ruírem exatamente quando o seu trabalho está terminado."

O que ficou conhecido como "Paradoxo de Russell" prova que todo conjunto que faz referência a si mesmo está condenado a um círculo vicioso insustentável.

Uma cidade ordena que todos os homens devem ser barbeados, ou por si mesmos, ou pelo barbeiro. Mas quem barbeia o barbeiro?

Soa banal, mas a questão traria consequências profundas para a teoria dos conjuntos e assombraria o próprio autor nos anos vindouros.

Já em 1931, com o teorema da incompletude, Kurt Gödel enterraria de vez a vontade determinista de resumir a matemática a uma sequência de normas palpáveis.

"Uma teoria, recursivamente enumerável e capaz de expressar verdades básicas da aritmética e alguns enunciados da teoria da prova, pode provar sua própria consistência se, e somente se, for inconsistente."

O Círculo de Viena, grupo de filósofos responsáveis pelo neopositivismo, é tema central de "Logicomix".

A reunião de notáveis terminaria de forma trágica, com a ascensão de Hitler e o assassinato de seu fundador, Moritz Schlick, por um aluno simpatizante do nazismo.

Impressiona a maneira como a insensatez de duas guerras mundiais marca a vida de pensadores que a devotaram à razão.

Assim como na teoria dos tipos, da qual Russell se valeria para escapar da sinuca de bico de seu paradoxo, "Logicomix" é um quebra-cabeça de um mundo dentro de outro e dentro de outro, onde os autores são também personagens.

Em conversas peripatéticas pela Atenas de hoje, Doxiadis, Papadimitriou e os desenhistas Alecos Papadatos e Annie Di Donna discutem o caminho da própria obra e o desdobramento dos conceitos da filosofia e da matemática no século 21.

O cérebro eletrônico de Turing é, hoje, realidade corriqueira na vida de qualquer imberbe –o que não impede a decapitação de infiéis, on-line, ao sul de Roma.

Não à toa, "Logicomix" conclui a saga de Russell com o embate entre Palas Atena e as Fúrias, no julgamento de Orestes.

Fecho a última página dos quadrinhos e, humilde, abro a primeira de "A História da Matemática", de Tatiana Roque, para, mais uma vez, começar do zero.