Ministros do STF acreditam que Lula pode ficar muito tempo na cadeia

Magistrados compartilham ideia que já circula no PT

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

 

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) compartilham a ideia, que já circula no PT, de que Lula pode passar uma longa temporada na cadeia caso sua prisão seja efetivada.

DESGASTE

Um dos magistrados que tenta evitar a detenção do petista afirma que o desgaste para tirá-lo de uma penitenciária seria muito maior do que o imposto agora aos que se alinham com a tese contrária à prisão depois de condenação em segunda instância.

SOMA

A situação de Lula ficaria agravada com outras condenações que devem ocorrer contra ele nos próximos meses —uma delas, a do sítio de Atibaia.

TORCIDA

Magistrados dos dois grupos em que se divide hoje o STF —os que são contra a revisão da prisão depois de condenação em segunda instância e os que querem modificar a regra concordam em um ponto: Cármen Lúcia torce para que o ministro Edson Fachin leve o habeas corpus de Lula em pauta, apesar de se dizer contra a ideia.

FOTO

Um deles afirmou à coluna entender que, com isso, ela sai bem na foto pois não pautou o habeas corpus —e, ao mesmo tempo, se livra da responsabilidade de ser a pessoa determinante na prisão do petista. Já outro magistrado diz acreditar que ela faz contas e sabe que, na análise específica de seu caso, Lula perde.

CONTA

A presidente da corte apostaria que Rosa Weber pode até votar para modificar a regra da execução provisória da pena —mas seguiria a norma até que ela fosse alterada. Por isso, votaria contra o habeas corpus de Lula, impondo a ele uma derrota.

NO VOTO

E o STF deve analisar nesta quarta (21) a constitucionalidade da condução coercitiva, habitual na Operação Lava Jato. O ministro Gilmar Mendes já concedeu liminar proibindo que elas ocorram para interrogar investigados.


PRATO CHEIO

O chef André Mifano, do restaurante Lilu, estreará em agosto como apresentador do programa de competição gastronômica Sabor em Jogo; a atração irá ao ar no GNT e é produzida pela Moonshot Pictures.


NAS ALTURAS

O vice-governador Márcio França (PSB-SP) planeja o lançamento de uma série de medidas de impacto quando assumir o governo de SP, pautando a discussão de sua própria sucessão. Ele disputará o cargo com João Doria. “Ele acelera. Eu vou voar”, diz a interlocutores.

AULA

Uma das medidas é a ampliação das vagas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de SP), de cerca de 40 mil para 100 mil estudantes em seis meses. França prometerá também que, caso reeleito, chegará a abrir mais 300 mil vagas.

AULA 2

A Univesp oferece cursos semipresenciais para todo o Estado, nas áreas de engenharia e pedagogia, por exemplo.

VOU DE ÔNIBUS

França vai anunciar também medidas rumorosas na área do transporte público na região metropolitana de SP.

DE OLHO

A Conectas Direitos Humanos e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) protocolarão nesta quarta (21) um pedido de ingresso como amicus curiae (interessada em apoiar e contribuir) na ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo PSOL contra a intervenção federal no Rio. O documento afirma que a forma como a intervenção foi decretada tem “forte caráter militar, que distorce a real função do instrumento”.

GUITARRA

A Orquestra Jazz Sinfônica fará no dia 29, no auditório Simón Bolívar, um concerto dedicado ao rock. Sob regência do maestro Fábio Prado, o grupo executará músicas de artistas como Rita Lee e Rolling Stones.


UMA SEMANA

O filme “7 Dias em Entebbe”, dirigido por José Padilha, teve pré-estreia na segunda (19), no shopping Cidade Jardim. O roteirista Bráulio Mantovani e a blogueira Lu Tranchesi assistiram à sessão.


PAPO SÉRIO

O livro “Corrupção”, do promotor Roberto Livianu, foi lançado na segunda (19), na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O evento teve um debate com o procurador Deltan Dallagnol. Passaram por lá o jurista Modesto Carvalhosa, o pré-candidato ao governo de SP Rogério Chequer (Novo) e Monica Rosenberg, pré-candidata à Câmara dos Deputados pelo mesmo partido.


CURTO-CIRCUITO

A marca Lu Monteiro lança nesta quarta (21) sua coleção Outono/Inverno com um almoço no Sal Gastronomia do shopping Cidade Jardim.

O fundador da associação Fortunée de PicciottoVivian de Piccioto, recebe nesta quarta (21) uma visita dos membros da Brazil Foundation.

Markinhos Moura lança nesta quarta (21) o álbum “Minha Voz no Teu Olhar”. Às 21h, no Teatro Itália, em apresentação única.


com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Relacionadas