Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Líderes de caminhoneiros temiam represálias do governo e da polícia

Relato foi feito por autoridades que negociaram com eles durante a paralisação

Soldados do Exército patrulham a rodovia Presidente Dutra, na altura da cidade de Aparecida, para que caminhoneiros que queiram abandonar a paralisação trafeguem com segurança - Nelson Antoine/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

As autoridades que negociaram com líderes de caminhoneiros relatam o temor de alguns deles com o que virá depois da paralisação. Muitos manifestavam receio de represálias do governo e da polícia.

MUITA CALMA 

Segundo um dos negociadores, eles saberiam que, terminada a greve, “a vida continua” e ninguém os socorreria no caso de prisão, por exemplo.

A QUEBRA 

O clima de apreensão, além do cansaço natural de quem estava nas estradas, teria ajudado a quebrar o ânimo dos mais resistentes.

CHECK UP 

O Ministério Público de SP abriu um inquérito para apurar possíveis irregularidades que teriam sido praticadas na revisão de afastamentos de funcionários por problemas de saúde pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão.

CHECK UP 2 

A denúncia foi feita pelo deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL). Ele afirma que a cessação dos benefícios de professores tem ocorrido em contrariedade com relatórios médicos. 

CHECK UP 3 

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão diz que a afirmação de Gianazzi “não tem fundamento”. “A Secretaria já prestou todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público e continua à disposição do órgão para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.”

DÍVIDA 

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Hípicos do Estado de SP, que representa funcionários do Jockey Club paulistano, estuda convocar uma greve caso a instituição não pague, até o fim da próxima semana, os salários de seus empregados, que estão sem receber há dois meses.

GALOPANTE 

Segundo Sérgio Luiz Lopes, presidente do sindicato, além dos vencimentos atrasados também há dívidas trabalhistas não quitadas com ex-funcionários demitidos. Ele diz que o Jockey tem hoje cerca de 260 funcionários.

TROTE 

O Jockey afirmou que negociações com investidores, que ajudariam a pagar os salários devidos, atrasaram, mas seguem em andamento para resolver a questão.


 

O duo Tropkillaz no clipe "Loko" - Jacques Dequeker

MISTURA FINA

O duo Tropkillaz, de Zegon (à esq.) e Laudz (à dir.), lançará na quarta (6) o clipe “Loko”, em parceria com o grupo Major Lazer e os cantores Kevinho e Busy Signal; no vídeo, eles vestem jaquetas customizadas pelos grafiteiros Osgemeos


OUSADIA 

O diretor artístico da Parada do Orgulho LGBT, Heitor Werneck, anuncia que pela primeira vez o evento terá uma ala dedicada ao universo BDSM (bondage, dominação e sadomasoquismo). “Vamos tirar o couro do armário”, diz. 

OUSADIA 2 

Ele afirma que a gasolina para os 18 carros que vão desfilar no domingo (3) foi garantida apesar da paralisação dos caminhoneiros.

LAMENTO 

Werneck diz lamentar que muitas das empresas às quais pediu apoio neste ano —incluindo as que fazem campanhas para o público LGBT— não tenham respondido. “Fazem um desfavor”, diz.

BOAS VINDAS 

E uma pesquisa feita com usuários da plataforma de aluguel por temporada Airbnb elegeu SP como a cidade mais “gay friendly” (lugares que acolhem bem os homossexuais) em dois quesitos: noite mais agitada e maior parada gay. O site lançou nesta semana a campanha Abra sua Porta para a Diversidade, de apoio à comunidade LGBT.


VOZ DE DEUSA

A cantora Elza Soares fez na quinta (31), no Sesc Vila Mariana, o show de lançamento do disco “Deus É Mulher”. A também cantora Tulipa Ruiz, a atriz Mel Lisboa, o produtor e curador André Acioli, o ator e produtor Luque Daltrozo e o estilista Isaac Silva assistiram à apresentação. 


CURTO-CIRCUITO

O Camarote Solidário da Parada do Orgulho LGBT, que ocorre no domingo (3) na av. Paulista, distribui neste ano adereços feitos de camisinhas pela artista Adriana Bertini.

Badi Assad, a Orquestra de Objetos Desinventados e Voz Nagô fazem show neste sábado (2) na abertura do Projeto Viva Naná, em homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos. Às 21h, no no Sesc 24 de Maio. 

A peça “O Planeta dos Esquecidos” estreia neste sábado (2). Às 18h30, no Teatro Viradalata.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E JOÃO CARNEIRO

Relacionadas