Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Folhajus

ONG de defesa do consumidor questiona coleta de biometria de cliente em farmácia

Idec enviou notificação extrajudicial à Raia Drogasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) enviou uma notificação extrajudicial à rede de farmácias Raia Drogasil nesta quarta (23) questionando a coleta da impressão digital dos clientes. Segundo a entidade, a prática envolve o uso de dados sensíveis sem justificativa plausível e representa risco ao consumidor.

A ONG diz que, para solicitar a biometria, a farmácia deve atender princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e não pode pressionar o cliente a fornecer o dado.

A Raia Drogasil diz que coleta a biometria para registrar preferências em programas de fidelidade e para identificar quem tem cartão de benefícios da farmácia, mas não é uma condicionante para obter descontos em produtos.

Segundo a empresa, o cliente não é obrigado a fornecer o dado e pode escolher outras formas de se identificar. A empresa afirma que os dados biométricos não são utilizados para outras finalidades, nem comercializados ou fornecidos a terceiros.

A rede afirma que a coleta está amparada em artigo da LGPD que diz que o uso da biometria garante prevenção à fraude e à segurança do titular, no processo de identificação e autenticação do cliente em serviços de saúde e farmacêuticos.

Procurada pelo Painel S.A., a Raia Drogasil diz que prestará todas as informações ao Idec, “pois está adequada aos princípios legais estipulados pela LGPD, tendo compromisso com a privacidade de seus clientes e a transparência em seus negócios”.


com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas