Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Doria posou com líder de invasão que, segundo ele, foi financiada por facção

Assessoria de ex-prefeito afirma que tucano não sabia de quem se tratava

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em abril de 2017, o ex-prefeito de São Paulo e atual pré-candidato ao governo do estado, João Doria (PSDB), posou para uma foto ao lado de Ananias Pereira, coordenador do movimento que ocupava o edifício que desabou no largo do Paissandu na madrugada da última terça-feira (1º). Nesta semana, o tucano afirmou que o local era ocupado por uma facção criminosa. O tucano, no entanto, não deu explicações sobre a acusação. ​

“O prédio foi invadido e parte desta invasão financiada e ocupada por uma facção criminosa”, disse na terça-feira (1). 

O ex-prefeito João Doria (PSDB) e o coordenador da ocupação do prédio que desabou Ananias Pereira (vermelho) - Arquivo Pessoal

A foto foi tirada na festa de aniversário, no ano passado, do atual prefeito Bruno Covas (PSDB) - que também posou como Ananias-, e postada pelo próprio coordenador do Movimento de Luta Social por Moradia em sua página de uma rede social.

Na foto, Doria aparece ao lado de Ananias e de outro homem que faz o característico sinal de acelera, uma das marcas da gestão passada —​Doria deixou o cargo após apenas 15 meses de gestão. 

Pouco mais de um ano depois, na segunda-feira (1º), Doria afirmou que a Prefeitura de São Paulo fez várias tentativas de desocupar e abrigar os moradores do edifício em outros pontos, sem sucesso. “Foram rechaçados, inclusive com ameaças de violência pela ocupação irregular. Porque ali era um centro de distribuição de drogas também, além, infelizmente, de abrigar famílias em situação de rua.”

Entenda o que já se sabe sobre o desabamento de prédio em SP

Desde o incêndio, Ananias não voltou ao local e é procurado pela polícia. 

Em nota, a assessoria do pré-candidato afirma que "João Doria não sabia de quem se tratava quando tirou a foto com Ananias, durante um evento em um restaurante, no qual ele esteve como convidado". Segundo a assessoria, "o suposto líder das invasões estava em uma fila com dezenas de pessoas que queriam cumprimentar e tirar selfies com o ex-prefeito, que educadamente atendeu a todos, como sempre faz."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas