Prédio é evacuado na Vila Mariana, em SP, após alerta de desabamento

Vigas e muros romperam, e moradores tiveram de deixar o edifício às pressas

Passarela de prédio na Vila Mariana, em SP, cai; prédio é evacuado - Danilo Verpa/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Dhiego Maia Fabrício Lobel
São Paulo

Um prédio residencial foi evacuado às pressas pelos moradores em São Paulo após um alerta de desabamento. O edifício, de 11 andares, além de mais quatro níveis no subsolo, fica na rua Nicolau de Sousa Queirós, na Vila Mariana, zona sul da cidade.

Segundo relato de moradores, uma viga do edifício Norma "estourou" nesta segunda-feira (6) e, a partir daí, o prédio começou a sofrer uma sucessão de abalos. Na manhã desta terça (7) desabaram um muro de arrimo, parte da garagem e a passarela que liga o portão à entrada do residencial. 

O edifício Norma foi construído há cerca de 50 anos e foi interditado após os desmoronamentos. Os apartamentos do Norma têm de 62 a 75 metros quadrados, e valem entre R$ 350 mil e R$ 500 mil, segundo imobiliárias e moradores.

O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros em São Paulo, disse que o Norma sofreu “um desabamento parcial”. 

Colado ao Norma, o edifício Hernane também precisou ser evacuado porque os moradores também passaram a ouvir estalos na estrutura. A correria foi tamanha que alguns moradores desceram de pijama. 

A Defesa Civil isolou os acessos dos residenciais, vasculhou o interior das moradias e as condições do terreno. De forma preliminar, os técnicos do órgão concluíram que os prédios não correm risco de cair, apesar das avarias registradas.

INFILTRAÇÕES

A rua Nicolau Sousa Queirós tem histórico de infiltrações que abalam prédios. Há cerca de 30 anos, um muro de arrimo de um prédio caiu e causou um buraco que tomou conta da rua. 

Aproximadamente 15 anos depois, o muro de outro prédio também cedeu, segundo moradores, por infiltração. Há oito anos, uma galeria de água teria estourado e inundou de água e lama uma escola de tênis na rua de baixo.

No início da tarde desta terça, os bombeiros pediram que os moradores afetados fizessem uma lista entre as pessoas presentes na rua para avaliar se ainda restava alguém nos edifícios evacuados.

A preocupação das famílias afetadas recai nos animais de estimação e nos pertences que ficaram para trás. Não se sabe ainda se os moradores poderão retirar os objetos dos apartamentos.

Uma moradora do Norma, que não quis se identificar, informou à Folha que, antes de sair às pressas, só conseguiu pegar produtos de seu uso pessoal, um computador e roupas. “Eu pensei que fosse apenas um alarme falso, mas o que está acontecendo é um efeito dominó. O prédio está desabando aos poucos”, disse.

A moradora mora no térreo do Norma e vive no local desde os 12 anos de idade. 

Fachada do edifício Norma, na Vila Mariana, antes dos abalos na estrutura - Reprodução/Google Street View

Relacionadas