Uma abelha me ferroou e a mão não voltava ao normal. Por quê?

Crédito: Décio Gazzoni/Embrapa/Divulgação Insetos com ferrão injetam veneno ao ferroar

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Levei uma picada de abelha. Mesmo passado algum tempo, minha mão demorou ao voltar ao normal. O que pode ter acontecido?
P.G.

Insetos que têm ferrão, como as abelhas, ao ferroar, injetam veneno, que acaba caindo na circulação e pode levar a alergias graves dependendo da pessoa.

Já os insetos que picam, como pernilongos e muriçocas, costumam ser menos perigosos, apesar de desconfortáveis.

No caso dos insetos com veneno, o principal risco é a anafilaxia. "Esse tipo de reação violenta geralmente se manifesta em questão de minutos, às vezes até imediatamente após a ferroada", afirma Elaine Gagete da Silva, coordenadora do grupo de anafilaxia da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Por conta do veneno, reações locais, como a mão inchada, são normais e não costumam representar risco.

Contudo, se um membro inteiro –como todo o braço– ficar inchado, vermelho e dolorido, existe um risco de, em uma ferroada futura, a pessoa desenvolver anafilaxia.


Envie sua Dúvida

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Relacionadas