Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Livro de Atila Iamarino e Sônia Lopes apresenta conceitos-chave sobre Covid-19 para estudantes

Biólogo e professora da USP ilustram em livro didático o que se sabe sobre a pandemia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Enquanto as escolas do país reabrem para alunos de ensino médio após meses fechadas por causa da pandemia de Covid-19, um novo livro didático sobre a doença e voltado justamente para esse público chega ao país.

A obra, escrita pelos biólogos Atila Iamarino e Sônia Lopes, fala do novo coronavírus do ponto de vista de várias disciplinas: biologia, química, física, matemática, história e geografia, filosofia e comunicação. Afinal, a pandemia não se trata só de um vírus mas também de fake news, negacionismo da ciência e devastação ambiental, entre outros fatores.

O livro é dividido em seis capítulos e conta ainda com atividades e um vasto material de apoio, com links para vídeos e reportagens publicadas sobre Covid-19 que auxiliam na contextualização.

Para Iamarino, que também é colunista da Folha, a ideia do livro partiu do desafio de levar o tema às escolas. "Não dá para explicar a pandemia apenas sob a ótica de uma disciplina. Os conteúdos abordados no livro são fatos que não vão mudar, e embora a narrativa da Covid-19 mude constantemente, o material vai ser duradouro."

À luz da biologia, o primeiro capítulo explica como surgem as doenças infecciosas que podem passar de outros animais para os seres humanos, como o vírus invade as células e ataca os órgãos e como o corpo humano reage a novas infecções.

Para entender como ocorre a transmissão de indivíduo para indivíduo —que hoje sabemos que é principalmente por gotículas de espirro ou tosse contendo o vírus ou partículas aerossóis em suspensão no ar mas também por superfícies contaminadas—, os autores lançam mão de infográficos para mostrar o que acontece quando duas pessoas conversam com ou sem máscara e qual a probabilidade de contágio entre elas.

A importância das vacinas e como elas contribuíram para a erradicação de diversas doenças infecciosas aparecem no segundo capítulo, que conta ainda com um passo a passo detalhado das etapas de pesquisa e desenvolvimento de uma vacina e as diferentes tecnologias utilizadas pelas vacinas em produção contra a Covid-19.

Conceitos que se tornaram comuns neste ano, como a taxa de contágio (R0), média móvel e as chamadas curvas epidemiológicas, estão presentes no livro para exemplificar como foi a situação da Covid-19 em diversos países em função das medidas sanitárias adotadas e da capacidade hospitalar.

Além de explorar como a pandemia ocorreu nos diferentes países, o quarto capítulo aborda a pandemia no Brasil de dois pontos de vista distintos: um social, evidenciando como os casos e óbitos acumulados foram maiores em regiões periféricas e desassistidas, e outro de políticas públicas.

Por fim, os autores apresentam um panorama das pandemias passadas que já assolaram a humanidade, como a peste bubônica, a gripe espanhola de 1918, a gripe suína de 2009 e outras epidemias causadas por coronavírus (a Sars e Mers).

A revolta da vacina é abordada para introduzir a questão central hoje em discussão sobre a Covid-19 —a obrigatoriedade da vacinação — e como a queda na cobertura vacinal vem aumentando em decorrência de movimentos antivacinas cada vez mais crescentes.

Os autores deixam ainda um espaço aberto para discussão sobre como será o “novo normal", o que aprendemos com a pandemia, como nos preparar para uma possível epidemia futura e o que resta ainda saber sobre as vacinas futuras.

O livro, lançado em formato impresso, será disponibilizado também em formato digital a todos que o adquirirem até o final de novembro.

Corona Vírus - Explorando a pandemia que mudou o mundo
Atila Iamarino e Sônia Lopes, editora Moderna, R$ 75,00 (185 páginas)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas